
A Prefeitura de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), participou e apoiou a realização do I Fórum Regional de Alfabetização da 15ª DIREC, realizado nesta quarta-feira, 03 de junho, no Auditório Central do CAPF/UERN.
Com o tema "Alfabetização como Instrumento de Justiça Social", o evento reuniu dirigentes municipais, pontos focais de alfabetização das Secretarias de Educação, articuladores regionais e municipais, além da gestão da DIREC, em uma programação voltada ao fortalecimento das políticas públicas de alfabetização na região.
A secretária municipal de Educação, Maria das Dores, conhecida como Dorinha, representou a gestão municipal durante o fórum e destacou a importância da união entre instituições, gestores e profissionais da educação para avançar nas ações voltadas à alfabetização, à equidade educacional e à garantia do direito à aprendizagem.
Durante a programação, o fórum contou com momentos formativos, painéis técnicos, relatos de experiências exitosas e diálogos sobre estratégias, evidências, monitoramento, indicadores e políticas de equidade. Entre os temas abordados estiveram "Tecendo redes, alfabetizando crianças: estratégias que movem o território", "O que as evidências nos revelam?" e "(Auto)declaração étnico-racial: dados que fortalecem políticas de equidade".
A iniciativa integra as ações voltadas ao fortalecimento da alfabetização e à promoção da equidade educacional, reforçando a importância do trabalho conjunto para assegurar que as crianças tenham acesso a uma educação pública cada vez mais inclusiva, democrática e transformadora.
Com a participação no evento, a Prefeitura de Pau dos Ferros reafirma o compromisso da gestão municipal com a educação, a formação continuada dos profissionais e o desenvolvimento de políticas públicas que contribuam diretamente para a melhoria da aprendizagem.