Fotos: André Mendes e Viva Pau dos Ferros
Pau dos Ferros ao longo dos anos foi construindo as tradições manifestadas por meio da musicalidade, arte e cultura, fortalecendo no município o berço cultural cheio de identidade. E nos dias 10 e 11 de junho, no II São João da Princesinha o povo empoderou-se, literalmente, da praça de eventos e a cidade pôde reviver as nostálgicas lembranças das comemorações que voltaram a brilhar aos olhos de quem assistia.
Na sexta-feira (10), a sanfona, triangulo e zabumba de Jackson do Acordeon, foram dando o tom ao desfile das carroças enfeitadas com as mais diversas estampas de tecido de chita, cercada por pessoas cheias de alegria, sendo um verdadeiro convite a quem escutava a uma viagem no tempo, proporcionada pela Prefeitura de Pau dos Ferros. Durante o percurso, o trio elétrico Jampa, com a animação do cantor Bruno Martins, puxou o Arrasta Fest, que percorreu o entorno da praça e trouxe chuva para abençoar a noite.
Na sequência, foi divulgada a decisão da comissão julgadora do concurso das carroças, sendo o primeiro lugar para a carroça da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES). O segundo lugar foi para a Escola Municipal professor Severino Bezerra e em terceiro lugar ficou a Secretaria de Governo (SEGOV).
Mesmo com muita chuva, o Corpo de Baile Pau-ferrense deu início às apresentações, e as equipes de quadrilha deram um verdadeiro show de cultura e arte, recebendo os aplausos caloroso do público que acompanharam de perto as quadrilhas juninas: Geração matuta (Pau dos Ferros) e Quadrilha Junina Encanta Coração (Portalegre). O resgate deu a oportunidade de rever cenas de famílias se reunindo e revivendo o São João com um brilho no olhar.
Já no sábado (11), a noite foi pensada para ser um momento de revirar o baú das memórias e fazer quem não viveu se transportar ao passado e sentir as emoções de um tempo que não voltará.
Brenda Cibely deu início às atrações da noite trazendo um repertório de forró das antigas, dando também uma passeada em algumas canções da atualidade. Depois foi a vez da banda Mel com Terra de subir ao palco e matar a saudade do público pau-ferrense depois de quase 20 anos da sua última apresentação no município.
Com a praça ocupada por uma multidão de pessoas vindas não só de Pau dos Ferros como também da região, a banda Capital do Sol fez o público cantar e dançar em uma noite cheia de nostalgia. E, conforme o prometido, a banda Forró dos 3 garantiu forró e muita animação até o dia amanhecer.
SEGURANÇA GARANTIDA NAS DUAS NOITES DE EVENTO
Segundo o Subtenente da Polícia Militar, Figueiredo, que junto a sua equipe deu todo o suporte garantindo a segurança do evento, juntamente com outra equipe de segurança privada, avaliou os dois dias de São João ter transcorrido com muita tranquilidade e sem maiores transtornos. "Pau dos Ferros é conhecida como uma cidade pacata e ordeira, o evento transcorreu de forma tranquila e sem maiores adversidades. O povo veio para se divertir e matar a saudade de curtir o São João na rua", contou o Subtenente.
Fotos: André Mendes e Viva Pau dos Ferros