Os agentes, Francisco Gildian e Alexsandro Neves realizaram palestra para alunos das escolas municipais
Com o aumento das chuvas no município a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor de Endemias, desenvolveu estratégias e disponibilizou de maneira preventiva seus Agentes de Endemias do município, que vem realizando durante todo o mês de abril ações de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti nas escolas, interagindo e mobilizando as crianças.
Os Agentes estão visitando as escolas do município realizando com o intuito de abordar sobre Arboviroses e o risco do mosquito Aedes Aegypti, causador da Dengue, Chikungunya, Zika e da febre amarela. Durante as visitas, as crianças são orientadas pelos agentes a como prevenir que suas casas possam ser locais de foco desses insetos.
A intenção é que todas essas atividades não fiquem restritas somente no ambiente escolar, mas que as crianças atuem como propagadoras de informações e fiscalizadoras em suas residências e demais locais de convivência. "Esse trabalho que estamos realizando em parceria com as escolas é uma forma de prevenção. Orientamos a não deixar acumular água, explicamos de que forma é contraída a dengue e a maneira correta para combater o AEDES AEGYPTI, eliminando os criadouros nos domicílios. Elas levam a informação aprendida durante a campanha educativa para casa e ensinam aos pais e vizinhos.", explicou o Supervisor de Endemias, Gildevanio de Oliveira.
As epidemias de dengue são responsáveis, no mundo, por milhares de casos e óbitos anualmente e no Brasil o nível endêmico dessa doença está relacionado à elevada infestação domiciliar pelo Aedes aegypti e infestações humanas pelos diferentes sorotipos do vetor.
Pelo fato de grande parte dos criadouros infestados ou potenciais se encontrarem no interior dos domicílios, as atividades educativas têm cada vez mais responsabilidades, tanto no engajamento da população na eliminação dos criadouros, como no esclarecimento sobre a dengue e sua etiologia 1.