Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação, muitos desafios foram enfrentados pela Secretária Larissa Alves, que está à frente da pasta e realizou diversas ações importantes que vem dando celeridade a gestão educacional, priorizando os alunos e incentivando a valorização do professor.
A Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC) implantou 28 benefícios de progressão horizontal na folha pessoal do mês de março de 2022.
Dentro dos trâmites educacionais e dos direitos constituídos aos professores no magistério, a progressão é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional, sendo ela a progressão vertical, que é incorporada através dos títulos, quanto a progressão horizontal que é por tempo de serviço, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal (PCCR).
Essas progressões acontecem a cada 3 anos e sua implantação deve ser simplificada e instituir benefícios e vantagens aos servidores. Ao assumir a pasta, a equipe da educação fez um levantamento da situação administrativa que a SEDUC se encontrava e constatou que haviam processos parados de 2018, 2019 e 2020. "Essa lei implantada para Progressão vinha sendo desrespeitada e estava tendo problemas burocráticos na implantação da progressão horizontal, quando essa validação tem que ser feita de forma automática a cada 3 anos. Essa progressão estava há anos emperrada e nós conseguimos desburocratizar a situação desses professores", esclareceu Larissa. Com a descoberta da paralização desses processos, a secretaria atualizou as informações e as progressões foram adicionadas e pagas aos professores ainda em 2021.
Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas nos primeiros dias de governo, a equipe não mediu esforços e, ainda em fevereiro 2021, conseguiu efetuar também parte do pagamento do 1/3 de férias dos professores municipais, referente a 30 dias, dos 45 dias, equivalentes as férias anuais. Os outros 15 dias restantes foi acordado que os professores receberiam no decorrer do ano de 2021. Com o pagamento do terço de férias, foram injetados na época, na economia local um valor adicional de R$ 271.008, 74, contemplando o corpo docente de 170 profissionais de educação.