Fotos: André Mendes
Foi um período de incertezas, medo e muito trabalho aos profissionais de saúde. Criado para atender especificamente as demandas de covid-19 gerados pela pandemia, o Centro Municipal de Campanha de Enfrentamento à COVID - CEMEC finaliza seu ciclo.
Na manhã de hoje (04), a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou ato ecumênico de despedida para homenagear os profissionais de saúde que atuaram durante a grande demanda vivido no auge da pandemia. Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 e a progressiva diminuição de novos casos, a SESAU decidiu encerrar os atendimentos do CEMEC (Centro Municipal de Campanha de Enfrentamento à COVID).
Durante a cerimônia, o padre Antoniel Alves e o pastor Alex deixaram suas mensagens de fé e agradecimento aos profissionais.
Muito emocionada e relembrando os momentos difíceis vividos no primeiro ano como Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes destacou as mudanças que fez no espaço, para garantir conforto e melhores condições de trabalho aos servidores que iriam acolher à população. "Nesse período difícil, pudemos proporcionar acolhimento e dignidade ao público que nos procurou, como também aos profissionais de saúde que aqui serviram a população com excelência. Foram realizados mais de 13 mil atendimentos", ressaltou Kallianne.
Quem também esteve presente no ato de agradecimento foi a prefeita Marianna Almeida, que fez questão de destacar os esforços feitos pela gestão e que manteve o CEMEC funcionando com recursos próprios. "Quero agradecer a quem nos serviu enquanto estávamos na pandemia. Transformamos o CEMEC ofertando um serviço diferenciado de saúde à medida que a pandemia avançava, proporcionando mudanças e melhorias para o servidor e população, com qualidade e humanização", disse Marianna.
Com a sensação de dever cumprido, a técnica de enfermagem, Andreia França, que trabalhou durante um ano e seis meses, contou sua passagem pelo CEMEC. "Foi desafiador e gratificante poder contribuir com a população, ajudando ao próximo. Ver pessoas que chegavam aqui buscando acolhimento em um momento de fragilidade e confiavam em nosso trabalho", explica Andreia.
Vale lembrar que, desde o dia 1º de abril, a SESAU recomenda à população, as pessoas que apresentarem sintomas devem dirigir-se às Unidades Básicas de Saúde de referência, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda à sexta.
O prédio onde fica localizado o CEMEC será readaptado para a instalação de outro serviço municipal de saúde que será divulgado para os cidadãos em breve.