Não é apenas vestir azul na data oficializada. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é um dia para reflexão, para entender e, acima de tudo, incluir. Uma sociedade que carrega tanta complexidade, nas mais diversas formas de enxergar o mundo, traz riqueza a nossa humanidade. E entender a complexidade que o ser humano carrega cria inclusão, adaptação e aceitação em nosso meio social.
Foi pensando numa maneira de refletir a data e levar ensinamentos, que a Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenadoria de Educação Especial e Inclusiva, promoveu ontem (01), o Diálogo Informativo: Lugar de autista é em todo lugar, o encontro faz parte da semana de conscientização, que é Lei Municipal, além de fortalecer a campanha nacional de 2022 para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, pedindo inclusão em todos os aspectos, em todos os âmbitos e em todo lugar.
A data é celebrada todo 2 de abril, criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O evento teve como público alvo pais, responsáveis dos estudantes autistas da Rede Municipal e sociedade em geral, no intuito de conscientizar sobre a importância do tratamento e acompanhamento das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Para o Diálogo Informativo que aconteceu na Casa de Cultura Joaquim Correia foram convidados a Assistente Social Edna Gomes, o Fonoaudiólogo Antônio Caros e o Psicólogo Mailey Lucas, que abordaram e esclareceram os presentes sobre o tema.