Equipes do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), em parceria com a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), instalaram, na noite de ontem (10), uma faixa de pedestres na Rua Manoel Alexandre, em frente a Caixa Econômica Federal (CEF).
A função da faixa é garantir a segurança dos pedestres durante a travessia da via. Caberá aos condutores de veículos a obrigação de parar antes da faixa, dando preferência de passagem à pessoa sobre a faixa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não dar preferência é considerada uma infração, rende multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
A medida foi adotada também para organizar o tráfego e melhorar a mobilidade das pessoas no trecho, uma vez que a localidade teve fluxo aumentado recentemente após a instalação da agência bancária.
O DEMUTRAN reforça a obrigatoriedade dos condutores respeitarem a sinalização, e reforçarem a atenção quanto a segurança dos pedestres na travessia. "Ao dar passagem para o pedestre na faixa, o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei. Sendo assim, sempre que se aproximar de numa faixa, diminua a velocidade e redobre a atenção para ver se algum pedestre quer atravessar", orienta o Gerente Executivo de Trânsito do DEMUTRAN, Francisco de Assis Monteiro.
Segundo o Engenheiro de Tráfego do DEMUTRAN, o próximo passo que já está sendo providenciado será a instalação de um semáforo de botoeira que possui um dispositivo, através do qual os pedestres podem acioná-lo para ativar em segundos a luz vermelha do sinal e poder atravessar a faixa com ainda mais segurança.