A mulher ainda enfrenta uma rotina de desafios que vai além das questões de igualdades de direitos. Como mulher, é preciso mostrar e comprovar diariamente sua capacidade para gerir uma empresa, um cargo política, uma carreira profissional de sucesso, que passou anos sendo espaço exclusivo de homens, e que vem mostrando a importância de um olhar sensível e humano às desigualdades e fragilidades que esses meios apresentam.
Mãe, profissional, esposa, amiga, essa diversidade de papéis exercida por um único gênero mostra a força e a magia que toda mulher carrega. Com sua variedade de definições, reforça a polivalência que ela representa na sociedade. A importância do papel social da mulher está cada vez mais intensiva na ocupação de cargos públicos e privados e de uma vida que não se limita apenas em ser do lar. Mas ainda há muitos avanços e espaços a serem conquistados.
A figura da mulher, de elemento secundário, passou a ser algo extremamente importante na sociedade atual. A mulher tem lutado e exercido cada vez mais um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas do sistema social patriarcalista em seu dia a dia. Mas com o tempo, graças às lutas promovidas, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, assumindo, também, outros postos de trabalho, cargos importantes em empresas e estruturas hierárquicas menos submissas.
Essas conquistas serão contadas por outras mulheres que terão como referência a representatividade nas histórias de mulheres inspiradoras.