As aulas presenciais da Rede Pública Municipal de Pau dos Ferros foram retomadas nesta quarta-feira (23). A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) informa que o retorno está sendo escalonado e gradual.
A programação do calendário de ensino do Município foi dividida em etapas e incluem ações de sensibilização, formação sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais.
O retorno está sendo escalonado e gradual. Isso significa que, a cada semana representará uma etapa, com inserção de novas classes, até alcançar todas as séries. No dia 23 de fevereiro retornaram os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), e, hoje (24), as crianças da pré-escola. Os alunos do final do ensino fundamental (do 6° ao 9° ano) retornaram às aulas neste dia 21 de fevereiro.
O berçário e a creche iniciarão as aulas no dia 03 de março, assim como as aulas do turno vespertino da escola em tempo integral. Por fim, dia 8 de março, teremos início a turma de Educação de Jovens e Adultos do Programa Transformação.
Com a pandemia, houve por parte da gestão preocupação com a evasão escolar, o que fez com que a SEDUC buscasse alternativas e ferramentas para que os alunos continuassem recebendo conhecimento. "No ensino infantil não tivemos evasão. As crianças, durante esse período, tiveram aulas síncronas e assíncronas. Retornamos às aulas presenciais trabalhando com escalonamento, com grupos de crianças que assistiram aulas presenciais em uma semana, e na outra remotamente. Todos foram atendidos", explica a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Aparecida Souza.
A Coordenadora Pedagógica ainda explica que a nova realidade trouxe desafios ao corpo técnico e docente, tendo que driblar as dificuldades encontradas. "As estratégias foram muitas. Reunião com as famílias, equipe gestora, equipe da SEDUC e equipe de nutricionistas, para ver a situação da merenda escolar. Tudo foi alinhado para adequarmos as crianças à nova realidade". Os profissionais da educação passaram por formação sobre os protocolos sanitários e criação de projeto pedagógico.
ADEQUAÇÃO DAS ESCOLAS PARA RECEBER OS ALUNOS
Para receber os alunos, as escolas municipais passaram por adequações nas estruturas e intervenções nos espaços para cumprir as medidas sanitárias e evitar a propagação do novo coronavírus.