Foto: André Mendes
Cerca de 70 agricultores de Pau dos Ferros que pagaram os boletos do Garantia-Safra no início de 2021, deverão receber o benefício a partir deste mês de fevereiro. O pagamento corresponde a safra 2020/2021 que estava em atraso. O montante de pagamento chegará a quase R$60 mil.
O seguro, no valor de R$850, será pago em parcela única, disponibilizada na conta de cada agricultor de acordo com o calendário de pagamento dos benefícios sociais, conforme o final do NIS (Número de Identificação Social).
O pagamento no Rio Grande do Norte foi autorizado na última segunda-feira (14), conforme a Portaria nº 275 publicada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Os agricultores que estiverem com pendências de documentação deverão procurar a Emater para fazerem a regularização.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SEDRU), responsável pelo cadastro dos agricultores, lembra que os boletos correspondentes ao Garantia-Safra 2021/2022 estarão disponíveis para retirada na sede da secretaria até a próxima segunda-feira (21).
GARANTIA-SAFRA
O Garantia-Safra tem como objetivo garantir a segurança alimentar de agricultores familiares que residam em regiões sistematicamente sujeitas à perda de safra, por razão de estiagem ou enchentes. Têm direito a receber o benefício os agricultores com renda mensal de até um salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O benefício Garantia-Safra é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento dos benefícios sociais.