Fotos: André Mendes
O verde tomou conta da Zona Rural de Pau dos Ferros, assumindo o lugar da terra castigada que a falta de chuva trazia. Ver a felicidade nos olhos de quem tira seu sustento da terra, faz pensar nos dias de fartura que virão.
E foi num cenário verdinho, acompanhado de um céu azulado, que a Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, deu continuidade ao Programa de Corte de Terra, que esteve em mais uma comunidade, realizando o serviço que vem acontecendo desde o início de janeiro deste ano, para os produtores rurais.
A prefeita Marianna Almeida e seu Secretário Arimatéia Lopes visitaram as comunidades que receberam o corte de terra ainda pela manhã, para acompanhar de perto o trabalho das equipes, e conversar com as famílias beneficiadas pelo programa. "Pau dos Ferros é um dos primeiros municípios que deu início em janeiro ao corte de terra. Já temos nossos produtores plantando, estamos também com 10 tratores distribuídos em todos os setores e nosso planejamento é chegar em fevereiro com 100% dos produtores com suas terras cortadas, algo que nunca aconteceu em Pau dos Ferros. De forma democrática e com todos os agricultores podendo ter acesso ao serviço de forma gratuita", contou Arimatéia.
Agricultores do Sítio Alagoinha dos Estevão, Jailson Bezerra, de 38 anos e Milton Bezerra, 47 anos, são beneficiados pelo programa. "Está sendo bom receber ainda em janeiro o serviço. É o segundo ano que estamos participando do corte de terra e é uma satisfação de agora estar chegando no momento certo. Além da estrada rural que está sendo feita para nos dar acesso", disse agradecido um dos produtores rural.
Até dezembro de 2021 a Secretaria tinha cadastrado cerca de 750 agricultores e agricultoras, hoje são cerca de 900 produtores no programa. O cadastro é gratuito e cada agricultor tem direito a 2 horas de corte. A expectativa da SEDRU é realizar até 1.400 horas de corte até o final de março e beneficiar 34 comunidades rurais.
Os moradores das comunidades Alagoinha dos Estevão, Torrões e Santa Tereza, beneficiados pelo programa, destacaram o quanto o projeto vem facilitando a vida no campo, trazendo muitos benefícios como a diminuição das horas de trabalho árduo com exposição ao sol. A expectativa é, ainda, que com o período de chuvas a colheita seja ainda mais rápida.
Em 2021, de fevereiro a maio, foram realizados 836 cadastros, totalizando 1442 horas de corte no município, beneficiando 34 comunidades rurais, totalizando uma área de 1374 hectares plantados, com produção variada com milho, sorgo e arroz.
Para realizar o trabalho, o município contratou através de licitação 1400 horas de corte, com até oito tratores. Dependendo das condições climáticas, o corte que teve início ainda na primeira semana de janeiro, poderá ser concluído em março.