Fotos: André Mendes
A segurança de uma proteção que os pais permitem aos seus filhos. O amor abriu espaço para muita emoção na tarde de hoje (18), aos pais que permitiram seus filhos tomarem a dose de amor, que salva vidas. A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Saúde (SESAU), vacinou as primeiras crianças de 5 a 11 anos do município, enchendo-as de coragem para receber a injeção da esperança, contra a COVID-19.
O ato de abertura da vacinação teve como personagens crianças com comorbidades, que simbolizaram a importância da vacina como uma responsabilidade que está nas mãos dos pais. Na última segunda-feira (17), o município recebeu 160 doses do imunizante, que foram distribuídos em quatro Unidades de Saúde da cidade, nas quais a partir desta quarta-feira (19) darão continuidade à vacinação das crianças, com o agendamento realizado com os pais de acordo com a faixa etária, dando prioridade às crianças portadoras de comorbidades.
Durante a cerimônia, a Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes, destacou a responsabilidade dos pais vacinarem seus filhos. "Eu, como profissional de saúde, acredito e defendo que a vacina é a principal forma de prevenção de doenças, por isso levanto essa bandeira sempre. É importante que os pais estejam atentos, à medida que as vacinas vão chegando nós estaremos divulgando em nossas redes sociais e meios de comunicação. É importante, nesse momento, nós, pais, termos a responsabilidade de proteger nossas crianças e hoje, contra a Covid-19, só é possível pela vacinação", explicou Kallianne.
Vale ressaltar que as primeiras doses do imunizante contemplarão, inicialmente, as crianças com comorbidades de modo crescente, com relação a idade.
A realização do ato contou com a presença da prefeita, Marianna Almeida, além dos pais e responsáveis e outras oito crianças com comorbidades, para tomarem as outras doses do frasco que, após aberto, só tem validade por algumas horas.
DOCUMENTOS PARA A VACINAÇÃO
Para o ato da vacinação será necessário, obrigatoriamente, a presença do responsável pela criança e apresentar os seguintes documentos:
- Documento original com foto da criança e do responsável
- Cartão de Vacina
- CPF (Obrigatório)
- Cadastro no RN + Vacina
- Comprovante de endereço no município de Pau dos Ferros
- Documento que comprove a condição clínica e/ou presença no grupo prioritário específico da criança.
Caso a criança não possua cartão de vacina, no próprio local de vacinação será providenciado a emissão de um novo cartão.
A VACINAÇÃO SERÁ INICIADA EM QUATRO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
- Unidade de Saúde do João XXIII (30 doses) - Aplicação dia 19/01/2022 (8h da manhã)
- Unidade de Saúde do Manoel Deodato (40 doses) - Aplicação dia 19/01/2022 (8h da manhã)
- Unidade de Saúde do São Judas (40 doses) - Aplicação dia 19/01/2022 (13h da tarde)
- Unidade de Saúde do São Benedito (40 doses) - Aplicação dia 24/01/2022 (8h da manhã)
Maria Estela
Acompanhada da mãe e da avó, quem não escondeu a alegria de ter tomado a vacina foi Maria Estela Freire, de apenas 8 anos, que contagiou a todos os presentes com sua empolgação. "Eu não senti dor", disse a pequena, que prosseguiu dando seu recado para criançada, "É para tomar a vacina, para as crianças não pegarem o corona", intimou Maria toda confiante, exibindo o certificado de coragem que ganhou. Emocionada, Ester Louise Monteiro, mãe de Estela, comenta. "É um momento indescritível. Não consigo descrever o que é ver minha filha vacinada. Em uma situação como essa, que estamos tentando sair há tanto tempo, é realmente muito emocionante". E continuou deixando sua mensagem para os pais. "Vacinem seus filhos. Nossos filhos são nosso bem maior. E a vacina é muito importante para protegê-los dessa doença tão cruel, que levou tanta gente", completou Ester.
Gabriel Heitor
Portador do Transtorno de Especto Autista, Gabriel Heitor Fernandes de Souza, de 10 anos, chegou acanhado à Unidade Básica de Saúde Caetano Bezerra do Nascimento, no bairro Manoel Deodato, mas atento ao momento que receberia a vacina e se encheu de coragem, olhando fixamente para a enfermeira que iria aplicar a dose do imunizante. Corajoso, Gabriel ainda acenou para as câmeras, feliz por estar protegido. Quem não conteve as lágrimas foi Ana Paula Fernandes, mãe de Gabriel. "A palavra de hoje é gratidão! Gratidão a Deus e a ciência. E a espera de dias melhores".