A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), informa que a Escola Municipal São Benedito está passando por reforma estrutural, para garantir melhorias em suas instalações que proporcionem um espaço educacional de qualidade aos estudantes e aos profissionais que farão uso da instituição.
No decorrer da obra, foi tomada a decisão de fazer a retirada das árvores que são denominadas de Nim Indiano, que estão situadas na calçada da escola e serão substituídas por árvores nativas do nosso Bioma Caatinga.
A árvore mais comum encontrada na cidade é o Nim indiano (Azadirachta indica), de origem asiática, e que tem se adaptado bem ao Nordeste brasileiro. A preocupação é no sentido da proliferação da planta, em vista dos danos ambientais que ela provoca a outras espécies de vegetais e até animais, uma vez que possui também propriedades repelentes. Além de tudo, a espécie Nim se alimenta dos microorganismos da terra, é repelente natural de proporções desastrosas para a fauna e a flora, tem poder extraordinário de reprodução que já está sem controle, é árvore invasora, é abortivo natural que já ocasiona danos na região.
As informações acima são defendidas no documento criado pelo Pacto Ambiental da Região dos Inhamuns (Parisc), um estudo feito por pesquisadores ambientalistas, que se mobiliza contra a proliferação do plantio do Nim (Azadirachta indica A. Juss) em municípios dessa região da caatinga. A preocupação é no sentido de evitar a proliferação, em vista dos danos ambientais, que enfatiza o seu poder invasor e prejudicial ao ecossistema.
A iniciativa tem como objetivo valorizar a arborização do município com árvores endêmicas da região. Além de preservar a biodiversidade nativa, as novas árvores contribuirão com a harmonização da paisagem, amenização climática, diminuição da poluição e aumento da umidade neste local.
Vale ressaltar que, além do comprometimento com a sociedade, a SEDUC caminha de mãos dadas com a preservação ambiental.