Foto: André Mendes
A causa animal sempre foi uma importante pauta de saúde pública para a atual gestão. E hoje (21), foi assinada a Ordem de Serviço para a reforma do espaço, onde será implantado o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de Pau dos Ferros, projeto da Prefeitura de Pau dos Ferros, desenvolvido através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).
Por se tratar de um projeto voltado especificamente para os cuidados animais, ele carrega uma alta complexidade, que envolve não só a prefeitura com suas secretarias, mas contará com a colaboração da população, como também do Legislativo para criação de leis necessárias para o funcionamento eficiente do serviço que será oferecido e que se tornará referência na região Oeste.
A Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes, e a responsável pelo Planejamento Técnico da Secretaria de Saúde, Márcia Holanda Vidal, estiveram à frente da elaboração do projeto que, entre as atribuições do núcleo, estão a apreensão de animais em via pública; tratativas de posse irresponsável, através da castração e controle populacional. "Essas serão basicamente as funções do Núcleo. O projeto de operacionalização já está concluído desde maio, paralelo a execução e finalização da obra, vamos estrategicamente implementar o projeto para dar início aos atendimentos", explicou Kallianne.
Nessa primeira etapa da obra, será construído do Núcleo que contará com um dos espaços físicos, para recolha e triagem dos animais, que funcionará uma área hospitalar para procedimentos clínicos e vacinação. Para implantá-los, a SESAU tem passado por diversos trâmites burocráticos, necessários para sua implementação e, consequentemente, dar início aos atendimentos. Será um importante passo em termos de saúde pública municipal, garantindo condições dignas de alojamento e cuidado destes animais, como também o bem-estar e controle das populações animais de cães e gatos na cidade.
Os animais que serão removidos das ruas para este Núcleo serão identificados com abertura de prontuário, coleta de sangue para a vigilância epidemiológica, vacinação contra a raiva e, quando pertinente à espécie, submetidos à esterilização cirúrgica.
As obras foram autorizadas e serão acompanhadas pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), a Ordem de Serviço foi no valor de R$ 29.777,79, também com prazo de execução de 60 dias, que será realizada pela empresa Queiroz Pessoa Construções de Edifícios Eireli e terá início nos próximos dias.