A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEEL), deu início na manhã de hoje (20), ao cadastramento de equipes e esportistas profissionais e amadores em diversas modalidades existentes no município, para levantar dados necessários para a criação de políticas públicas.
A intenção é coletar, identificar e descrever políticas públicas de esporte e lazer voltadas ao município, na busca de avançar consideravelmente em relação a discussões que privilegiem o esporte e o lazer enquanto estratégia importante na construção de programas e ações governamentais que fomentem o bem-estar e a inclusão social no cotidiano. Os índices serão importantes, e irá considerar as expectativas e necessidades da população, independente do espaço e localização geográfica que ocupam.
A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos, além de mexer diretamente nos índices de saúde, prevenindo o envelhecimento na idade adulta e evitando o sedentarismo e a obesidade.
Gerir, incentivar e promover o esporte e o lazer formal e informal e suas áreas afins, está entre as estratégias e ações que podem contemplar práticas esportivas, corporais, físicas, recreativas e de lazer no município. "O cadastro foi uma ferramenta escolhida, que permitirá protocolar atletas, equipes, gestores esportivos, profissionais técnicos e entidades esportivas de Pau dos Ferros e inseri-los em um banco de dados. a partir das informações do cadastro, será possível conhecer os perfis das atividades e planejar políticas públicas mais eficientes e direcionadas, que permitirão uma comunicação direta com a categoria", explicou o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Jocéli Torres.
SERVIÇO
Período de inscrições: do dia 20 de dezembro ao dia 30 de janeiro de 2022.
Local: na sede Prefeitura de Pau dos Ferros, das 8:00h às 13:00h.
Documentação: cópia do CPF, RG e comprovante de residência. Para entidades esportivas, levar documentações comprobatórias.