A prefeitura de Pau dos Ferros, através do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), informa à população que amanhã, (19/11//21), irá realizar a remoção de piquetes em aço e correntes, que circulam a rotatória Urbana, localizados na interseção da Av. Getúlio Vargas, Rua Pedro Velho e Rua 15 de novembro, no centro da cidade, que foram instaladas irregularmente.
A retirada dos piquetes e correntes teve como base uma nota técnica do Engenheiro de Tráfego contratado pela Prefeitura Municipal para estudos da sinalização vertical e horizontal da cidade, na qual recomendou-se a remoção da sinalização.
Outra razão da remoção foi o registro de Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (B.O.A.T.), na Av. Getúlio Vargas, mais precisamente na rotatória, onde houve um acidente fatal, além de outros incidentes com danos materiais envolvendo esses piquetes existentes na rotatória e nas áreas zebradas de canalização que constituem a via.
Conforme o Manual de Medidas Moderadoras do Tráfego, a rotatória é considerada uma interseção em círculo e seu projeto de construção pode variar desde uma forma simples com sinalização horizontal, vertical e tachões, ou até uma forma mais elaborada como física, feita de asfalto ou de outros materiais.
Frente a irregularidade, o Engenheiro de Tráfego fez a recomendação de substituir os piquetes e as correntes por prismas, segregadores na cor amarela ou canteiro equipados com dispositivos refletivos mono direcionais e acréscimos de tachões com dispositivo refletivo bi direcionais, proporcionando maior orientação e segurança para os usuários da via.
PARA TER UM TRÂNSITO MAIS SEGURO
Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a sua real eficácia. Para isso, é preciso assegurar à sinalização horizontal os princípios a seguir descritos:
Legalidade - Código de Trânsito Brasileiro - CTB e legislação complementar;
Suficiência - permitir fácil percepção, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade.
Padronização - seguir padrão legalmente estabelecido.
Uniformidade - situações iguais devem ser sinalizadas com os mesmos critérios.
Clareza - transmitir mensagens objetivas de fácil compreensão.
Precisão e confiabilidade - ser precisa e confiável, corresponder à situação existente; ter credibilidade.
Visibilidade e legibilidade - ser vista à distância necessária; ser interpretada em tempo hábil para a tomada de decisão.
Manutenção e conservação - estar permanentemente limpa, conservada e visível.