Cumprindo agenda no Distrito Federal, na manhã da última terça-feira (19), a prefeita Marianna Almeida esteve na sede da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), em Brasília, com o presidente da instituição, Miguel Marques e com o superintendente da Funasa no Rio Grande do Norte, Pablo Tatim.
Durante o encontro, a prefeita pontuou ações de saneamento, consideradas necessárias para ampliar a integração às políticas do município, como também tratou sobre o recente debate junto à população para realizar a atualização do Plano Municipal de Saneamento Básico. "Na ocasião, tratei sobre a perfuração e instalação de poços artesianos em nosso município. Também fiz a entrega de um relatório, mostrando a necessidade da substituição das casas de taipa por casas de alvenaria, que irão beneficiar diversas famílias da nossa cidade", contou Marianna Almeida.
Em Maio desse ano, foram entregues três casas, referentes ao Projeto Melhorias Habitacionais para o Controle de Doenças de Chagas, e solicitou a liberação do empenho para a finalização das obras habitacionais que já estão em andamento, para que, de forma mais rápida, mais famílias possam estar instaladas em casas dignas de moradia.
Atualização do Plano de Saneamento Básico
No último dia 14, a prefeita Marianna Almeida esteve na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, na Audiência Pública, para debater junto à população a importância de atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico de Pau dos Ferros.
A audiência foi um requerimento (006-2021) de autoria do líder do governo na Câmara, o vereador Reginaldo Alves, para modernizar um Plano de Saneamento Básico já existente, construído ainda na gestão do ex-prefeito Fabrício Torquato, como também para sensibilizar as pessoas sobre a importância do plano.
Durante as explanações na câmara, foi conversado também sobre o Marco Legal do Saneamento Básico - Lei 14.026/20 - que tem como um de seus princípios fundamentais a universalização do acesso aos serviços de saneamento, como: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos. São serviços ainda deficientes na região e que precisam de um olhar mais sensível para poder ser realizado de forma eficiente na cidade.
O objetivo do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é ser instrumento indispensável para a elaboração de políticas públicas de saneamento e o monitoramento dos resultados que podem ser alcançados.