Na noite desta quinta-feira(21), acontece em Natal o "Prêmio Band Cidades Excelentes", que irá premiar as cidades consideradas excelentes entre os 167 municípios potiguares. A premiação é uma parceria com o Instituto Aquila e conta com apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) e da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá a partir das 18h, no auditório da FIERN, em Lagoa Nova.
Com base em dados do Governo Federal, a iniciativa premiará cidades potiguares que atingiram índices de excelência em áreas como educação, saúde, eficiência fiscal, infraestrutura e desenvolvimento. Os indicadores avaliados no prêmio são construídos a partir de cinco modalidades: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública. Em cada modalidade, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: até 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e mais de 100 mil habitantes.
Para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros existe uma plataforma, o IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Na metodologia das Cidades Excelentes ela é a bússola que possibilita o monitoramento de cada uma das modalidades do ciclo virtuoso de desenvolvimento municipal. Sua arquitetura foi desenhada para possibilitar que qualquer cidadão consulte a situação do seu município, entender as principais prioridades e a busca de cidades espelho.
Segundo o presidente executivo do Grupo Aquila, Raimundo Godoy, as cidades são selecionadas após minuciosa avaliação de dados obtidos no portal da transparência. "As informações são obtidas nas fontes primárias, com dados repassados ao sistema pelas próprias prefeituras. Nós vamos lá nas fontes primárias e trazemos para nossa plataforma", afirmou.