Fotos: André Mendes
Na tarde de ontem (07), a Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes, esteve na Câmara Municipal de Pau dos Ferros e apresentou para os vereadores e a sociedade o Relatório Quadrimestral de Gestão do 1° Quadrimestre do ano de 2021 do Sistema Municipal de Saúde.
O relatório é uma ferramenta auxiliadora, que proporciona o conhecimento da realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, de forma a auxiliar no planejamento em saúde das três esferas de Governo, para uma gestão eficaz e eficiente. "Esse relatório é um reflexo do trabalho que temos feito frente à pasta da Saúde, uma secretaria complexa e com grandes demandas, na qual envolve o cidadão em momento de fragilidade. Estamos constantemente traçando melhorias que atendam às necessidades da nossa população", disse a Secretária Municipal de Saúde, Kallianne Fernandes.
Destaca-se na apresentação dos dados que na ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE (APS), no 1º Quadrimestre 2021 foram investidos R$ 4.192.160,97 (despesas liquidadas). É importante salientar que o valor do investimento ultrapassou os 15% do mínimo a ser aplicado à Saúde. Os dados sobre a aplicação do percentual mínimo é exigido pela Lei Complementar nº 141/2012, para investimentos na área da saúde do município.
A Constituição Federal assegura o direito social à saúde. Para viabilizar a concretização desse direito, são previstos percentuais mínimos constitucionais que cada ente federado (União, estados e municípios) deve necessariamente aplicar nessas áreas.
A exigência de investimentos nessas áreas tem o objetivo de garantir saúde de qualidade, mas muitos gestores municipais têm dificuldade para cumprir os mínimos constitucionais e para definir onde melhor alocar os recursos disponíveis.
Durante a explanação, esteve também participando junto à secretária o Gerente Financeiro da SESAU, Gabriel Ferreira, apresentando um balanço financeiro do terceiro quadrimestre do ano de 2020, como também do primeiro quadrimestre de 2021, além das ações executadas na saúde dentro deste orçamento.
A Câmara Municipal também recebeu a presença da Prefeita Marianna Almeida, dos secretários do município e vereadores que compõe o corpo Legislativo da casa.
CONFIRA ABAIXO ALGUNS NÚMEROS DE ATENDIMENTOS DA SAÚDE PRESTADOS À POPULAÇÃO DE JANEIRO A ABRIL DESTE ANO
Atendimentos individuais (consultas médicas, enfermagem, nasf) - TOTAL: 46.325
Produção da unidade de vigilância em saúde - TOTAL: 303
Procedimentos ambulatoriais (SUS) - TOTAL: 93.372
Procedimentos hospitalares - TOTAL: 1648
Atendimento no CAPS - TOTAL: 230
Atendimento no CEO - TOTAL: 472
Exames ultrassonográficos (SUS e COPIRN) - TOTAL: 2705
Exames de radiologia (SUS e COPIRN) - TOTAL: 3520
Consultas médicas e exames especializados (COPIRN e SAMA) - TOTAL: 967