Foto: André Mendes
Na última segunda-feira (27), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), a secretária Kallianne Fernandes e a prefeita Marianna Almeida estiveram reunidas com a Coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Doutora Andrea Taborda, para tratar sobre a participação de Pau dos Ferros no Programa de Residência Médica da UERN, no próximo processo seletivo.
Os profissionais que forem selecionados poderão atuar em toda rede municipal de saúde, pois cumprirão uma carga horária de 60h semanais. "O Programa carrega uma importância, por Pau dos Ferros ser um pólo acadêmico, estamos buscando avançar nessa modalidade, onde já recebemos alunos da graduação em Enfermagem nas unidades e estamos querendo receber médicos residentes em Saúde da Família. O Programa também aumentará a oferta dos nossos serviços, pois poderemos ter até mais quatro médicos em nosso quadro de profissionais do município, e que podem trazer uma série de incrementos a essa área, pois tem o perfil de Saúde da Família, o que trará melhorias para nossa comunidade", reforçou Kallianne Fernandes.
O município de Pau dos Ferros, historicamente, é um celeiro de formação educacional no Estado do Rio Grande do Norte. Com relação a campos de estágio, existe na base territorial serviços públicos de Atenção Básica e Hospitalar dos quais dispomos da rede municipal de saúde, atualmente com 12 Unidades Básicas de Saúde, tendo sido o município recentemente autorizado a construir mais três unidades para atender a população, e na área hospitalar um hospital Geral Regional Estadual, Hospital Doutor Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), para atendimento às Urgências e Emergências.
O Programa de Residência Médica da UERN é um projeto conjunto financiado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação, em parceria com o município que contribui com alguns custos dos residentes, além de ser responsável por um instrutor que acompanhe os estudantes, nos procedimentos clínicos ao longo do período de residência.
Após a reunião, a Dra. Andrea foi levada às Unidades de Saúde para uma visita técnica, de constatação se as mesmas estavam aptas a receber os aprovados no programa para atuar em 2022.