Durante anos, seu protagonismo no cenário político e como médico na região, escreveu sua história mostrando sua capacidade como gestor público e o cuidado com os rumos que Pau dos Ferros poderia tomar.
A cidade amanheceu enlutada com a notícia do falecimento do ex-prefeito do município José Edmilson de Holanda, de 94 anos, carinhosamente chamado de Zé Edmilson, e com profunda tristeza que a Prefeitura Municipal de Pau dos Ferros manifesta o sentimento de pesar.
Prefeito por duas vezes, de 1970 a 1973 e de 1976 a 1981, foi também Diretor da Maternidade Santa Luiza, doutor Zé Edmilson assumia-se um defensor do município, contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento da cidade, sobretudo, construindo uma trajetória de vida dedicada a Pau dos Ferros, pela sua benevolência, fidelidade ao interesse público e religiosidade.
Em seu legado, deixado por sua passagem como gestor, inaugurou, no início da década de 1970, a antiga Praça do Centenário, conhecida popularmente nos dias de hoje como a Praça da Matriz, reforçou seus pensamentos ao eternizar em patrimônio público a célebre frase de Castro Alves "A Praça é do Povo, Como o Céu é do Condor", símbolo de resistência, independência legítima de um cidadão e democracia.
Os colaboradores da Prefeitura de Pau dos Ferros desejam solidariedade à toda família, bem como amigos e munícipes que hoje sentem a partida do Doutor Zé Edmilson.