A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), vem a público esclarecer acerca de uma denúncia do agente de Endemias do Município Raimundo Jackson Medeiros da Silva, veiculada em um vídeo através das redes sociais no perfil do Instagram César Santos, do Jornal de Fato nesta sexta-feira, 13 de agosto de 2021.
O servidor acusa - o que ele chama de - uma ação da "vigilância ambiental da prefeitura", a eutanásia de animais que vem sendo jogados, irresponsavelmente, nas dependências do vazador a céu aberto, "lixão" do município.
A Diretoria de Vigilância Ambiental informa que a prática de eutanásia é realizada por um profissional veterinário destinado, pela primeira vez no município (até dezembro de 2020 não existia), a esta finalidade. O sacrifício ocorre mediante termo de autorização assinado pelo dono do animal, acompanhado do exame sorológico positivo atestando leishmaniose, em seguida o corpo do animal é enterrado em um espaço destinado apenas para este fim, no "lixão".
Dessa forma, as carcaças de animais exibidas na filmagem do servidor Jackson não são de responsabilidade da Diretoria de Vigilância Ambiental, tão menos de qualquer outro setor de vigilância e limpeza urbana do município.
Ademais, em face a aprimorar este serviço, a Prefeitura de Pau dos Ferros já tramita a criação de um Núcleo de Zoonoses, com o projeto já concluído para ser encaminhado a licitação nos próximos dias.
Por fim, o setor de endemias da SESAU esclarece que segue rigorosamente os protocolos de eutanásia de animais, com responsabilidade e cuidados com a preservação ambiental e sanitária.
Para mais informações, o próprio setor se dispõe a conversar com qualquer cidadão de Pau dos Ferros e região, que desejem esclarecimentos.