O olhar sensível para o desenvolvimento da educação municipal, fortalece também a educação inclusiva, importante método que, diferentemente da educação especial, ela não separa o aluno do convívio e aprendizado dos estudantes de uma escola regular, permitindo que ele se desenvolva como parte integrante da sociedade.
A Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), através da Coordenadoria da Educação Especial, vem promovendo nos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs e nas escolas, o Programa de Formação e Fortalecimento da Educação Especial (PROFEE), que elabora prosas coordenadas, com a participação de gestores, supervisores e professores da rede, sobre o tema "Transtorno do Espectro Autista - TEA: Estratégias para inclusão na sala de aula regular".
O programa busca contribuir com o processo de formação dos professores na perspectiva de favorecer a inclusão de alunos com TEA, e auxiliar os docentes nas suas concepções e práticas educacionais, com relação à diversidade nas escolas municipais.
A coordenação do programa fica a cargo da Dirigente de Educação Especial, Alcídia Batista e da Técnica Pedagógica, Marnilce Lopes, que elaboram a agenda de formações e desenvolvimento de ações previstas, articulando no apoio pedagógico e metodológico, cuja prática já faz parte do calendário de capacitação da secretaria.
A SEDUC, atua também através do programa de Fortalecimento da Educação Inclusiva - PROFEI, que vem defendendo espaços necessários para que a educação inclusiva de ensino em Pau dos Ferros, seja de fato, para todos.