Foto: André Mendes
Na tarde de ontem (23), a prefeita Marianna Almeida recebeu a governadora, Fátima Bezerra, para inaugurar o escritório da Junta + Fácil RN, um espaço que reúne órgãos de legalização e licenciamento, no qual o empreendedor pode obter orientações e tirar dúvidas, reforçando a interiorização e a melhoria dos serviços públicos, função estratégica da Junta Comercial e dos demais órgãos de registro no desenvolvimento da economia.
Em junho, Marianna esteve na capital potiguar em visita à Fátima Bezerra e assinou o termo de Acordo de Cooperação Técnica, juntamente com o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia, para instalar no município uma unidade do Escritório do Empreendedor, projeto da Junta Comercial que reúne em um só espaço os órgãos presentes no processo de abertura, alteração e baixa de empresas.
Graças ao acordo firmado, a prefeitura de Pau dos Ferros disponibilizou a estrutura física onde ficará a Jucern, que irá coordenar e executar as atividades do Escritório do Empreendedor. "Com o desenvolvimento empresarial que estamos buscando para Pau dos Ferros, é importante esses mecanismos de facilidade burocrática para que o empreendedor possa regulamentar sua empresa e ter tudo em um único local, ajuda potencialmente na agilidade dos processos. Pau dos Ferros é a cidade pólo da região do Alto Oeste e recebemos diariamente pessoas de 40 cidades", esclarece Marianna sobre a expansão do projeto que busca democratizar e descentralizar o acesso aos serviços públicos.
"A partir de agora, os empreendedores de Pau dos Ferros e dos demais municípios do Alto Oeste não precisam mais se deslocar a Mossoró, como ocorria até então", disse a governadora Fátima Bezerra.
O "Junta + Fácil RN" reúne em um único espaço os órgãos presentes no processo de registro e legalização de empresas. Essa central de serviços permite um atendimento integrado por meio de parcerias que contribuem para a boa utilização dos recursos públicos. "O modelo de trabalho garante maior economicidade e, consequentemente, mais recursos poderão ser direcionados para levar o projeto a outras cidades", destaca o presidente da Jucern, Carlos Augusto Maia.
O atendimento da Jucern em Pau dos Ferros vinha sendo feito, até então, dentro da Unidade Regional de Tributação (URT). No entanto, os serviços limitavam-se às atribuições da Junta Comercial. Com o "Junta + Fácil RN", os procedimentos disponíveis à população incluem também as atividades de outros órgãos.
Estão presentes no projeto os seguintes órgãos: Jucern, Receita Federal, Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (Suvisa), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Tributação (SET), Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Secretaria de Vigilância Sanitária Municipal, Secretaria de Tributação Municipal e Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Urbanismo.