Há pouco mais de um mês, a Unidade Saúde da Família Mãe Cristina, do bairro São Geraldo, apresentou problemas em sua estrutura no muro da entrada, que começou a mostrar defeitos, correndo o risco de queda. Prontamente os servidores da USF acionaram a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN) para tratar deste perigo de desmoronamento.
A constatação deste problema surpreendeu a população do Bairro Alto São Geraldo, considerando que a USF passou por uma reforma recente e sendo inaugurada em junho de 2020.
Em laudo técnico realizado em 27 de maio de 2021, o Engenheiro da SEPLAN, Augusto Cesar, esclarece o estado que encontraram o muro identificou problemas ocasionados pelo processo de construção. "O muro está em uma situação crítica e apresenta riscos a população e aos funcionários da unidade de saúde. Diante das exposições, concluo que o muro está em uma situação crítica e apresenta riscos a população e aos funcionários da unidade de saúde, sendo necessário, primeiramente, como medida preventiva, e urgentemente, ter o seu acesso vetado com sinalização e escoramento, como também à área circunvizinha de toda a sua extensão. E levando em consideração o contexto pandêmico, justifica-se a urgência de ser reforçado estruturalmente e reaprumado, ou ser demolido. Para assim, voltar o funcionamento da devida unidade de saúde para atendimento à população local".
No laudo técnico, ainda consta a recomendação imediata de interdição do local, assim feito, tendo que em seguida fazer com extrema urgência o reparo. Para solucionar o problema, foi realizado um levantamento orçamentário, através da SEPLAN, e dado início aos reparos na manhã desta quarta-feira (16), com previsão de término no prazo de 30 dias.
Segue na íntegra a conclusão do laudo técnico: