Fotos: André Mendes
Este ano, ainda por conta da situação excepcional da pandemia de COVID-19 em curso, a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) adaptou a comemoração, realizando uma série de ações na IV Semana de Meio Ambiente, com uma programação diversificada e voltada para a conscientização do cidadão e o cuidado necessário para preservar a natureza. O primeiro dia contou com o formato virtual, uma Live com Roda de Conversa, tendo a participação de servidores do município debatendo as ações que seriam implantadas na semana.
A SEMA montou uma programação que realizou ação no cartão postal de Pau dos Ferros, na qual fez um mutirão de limpeza nas margens da Barragem Municipal. A Barragem que, por um longo período de estiagem, permaneceu por muito tempo seca, na manhã da última terça-feira (08), durante a coleta, foram retirados dos entornos dela diversos objetos e alguns deles selecionados e destinados para reciclagem.
Ainda nesta quarta-feira (09), foi feito o plantio de mudas de oiti (Licania tomentosa) e de ipê (Hodroanthus) na praça Dr. Nelson Benício Maia Filho, localizada no Centro da cidade. Esta ação deu início ao projeto "Pau dos Ferros Mais Verde", que propõe a arborização de praças e canteiros, com o intuito de valorizar o paisagismo do município, como também prover sombra, colaborando com equilíbrio da umidade e da temperatura.
Para os interessados no recebimento de mudas doadas pelo Município de Pau dos Ferros, basta acessar o link no final da matéria e preencher o cadastro, que a equipe da SEMA entrará em contato para agendar você a retirada da muda. Vale lembrar, que será doada uma muda de planta por pessoa.
Cuidado com o Meio Ambiente no mundo
Realizado anualmente desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema e vital para as Organizações das Nações Unidas (ONU) promover também o progresso nas dimensões ambientais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O tema central do Dia Mundial do Meio Ambiente neste ano é a restauração dos ecossistemas. O Paquistão vai sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente de 2021, quando será oficialmente lançada a Década das Nações Unidas para a restauração dos ecossistemas.
A Década da ONU vai de 2021 a 2030 e é um grande apelo de mobilização global pela recuperação do meio ambiente, para que a população mundial tenha um clima seguro para viver no futuro.
O ano de 2030 também é o prazo final que os cientistas identificaram como sendo a última chance de evitar mudanças climáticas catastróficas. A década 2021-2030 é o período para que as nações encontrem seus caminhos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).