Com a chegada da pandemia, uma série de fatores emocionais afloraram e as pessoas passaram a buscar ajuda profissional. A saúde mental sempre foi um fator importante para manter o equilíbrio no dia-a-dia, ainda mais nos tempos difíceis que nossa sociedade vive hoje.
Um serviço necessário, mas que infelizmente poucos possuem condições financeiras de ter acesso. Foi pensando nesse fator que surgiu uma parceria da Prefeitura de Pau dos Ferros com a Fundação José Augusto, a Comunidade Pau-ferrense LGBTQIA+ e o Coletivo Cultural Pau-ferrense, de oferecer gratuitamente atendimento psicológico, com a Psicóloga Palmira Yasmim, para pessoas LGBTQIA+ e artistas populares do município.
A ideia de fazer um trabalho voluntário sempre foi interesse de Palmira e, ao conversar com Victor Nascimento, um dos idealizadores da Comunidade Pau-ferrense LGBTQIA+, foram formatando o projeto e buscando as parcerias necessárias para fazer acontecer. "Na realidade, eu sempre tive vontade de participar de algum projeto que fosse voluntariado, foi quando conversei com Victor e a ideia foi tomando forma e aconteceu. Através das parcerias que fui conseguindo, foi estipulado atender estes dois públicos", explica Palmira.
Nas sessões que Palmira realiza, ela trabalha a Abordagem Centrada Na Pessoa (ACP), mais conhecida como abordagem humanista. Para se aprofundar o conhecimento da área que definiu seguir, atualmente ela está fazendo pós-graduação em Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica. Yasmim já está no mercado há alguns meses, atendendo também particular em duas clínicas de Pau dos Ferros e outra em Rafael Fernandes.
A psicóloga humanista esclarece que o projeto terá um período ilimitado para acontecer, pois cada vez mais as pessoas estão precisando de ajuda e a intenção é atender o maior número de pacientes, e também para isso, os atendimentos serão quinzenais, mas que dependendo da necessidade, ela vai avaliar a periodicidade do paciente. "Vai depender da demanda de cada paciente, alguns são necessário ir toda semana. Porém, vai depender da demanda que irei trabalhar quinzenalmente e possa, desta forma, prestar o apoio psicológico à uma quantidade maior de pessoas".
Os horários disponíveis são:
Quarta-feira
Manhã 8:00 às 12:00
Tarde: 14:00 às 17:00
Sexta-feira
Manhã 8:00 às 12:00
Para fazer agendamento de consultas, é necessário contatar o número: 84-999908806
Lembrando que todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão tomados. Portanto, nas sessões, o uso de máscara é obrigatório.
Clique nos links abaixo e conheça um pouco do trabalho dessas Organizações da Sociedade Civil.