Fotos: André Mendes
Na tarde de ontem (19), a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (SEPLAN), fez a entrega da Travessa Praça da Matriz, que, com o passar dos anos, transformou-se em um corredor comercial, abriga cerca de 12 lojas, interliga a avenida Independência com a praça Matriz e dá acesso rápido ao centro de Pau dos Ferros. A revitalização tornou o lugar mais agradável e seguro.
A obra teve início em setembro do ano passado, ainda na gestão anterior, tendo a mesma sido executada apenas 8% do total do projeto. Após a atual gestão assumir, as atividades foram retomadas em fevereiro, sendo concluída em apenas três meses. A prefeitura fez investimento de R$71.008,70, além de um aditivo no valor de R$1.932,77, tudo pago pela gestão "Valorizando Nossa Gente". Segundo o Engenheiro Civil responsável pelos Projetos Especiais da SEPLAN, Yuri Aires, e que acompanhou toda a execução da obra, explicou que a travessa recebeu uma requalificação que contemplou toda a sua infraestrutura e paisagismo. "A urbanização da travessa irá valorizar não só esse ponto de passagem, como também os comerciantes que fazem parte dessa travessia. Fizemos a instalação de iluminação, pavimentamos o trajeto com piso intertravado, além dos caramanchões que, com o plantio de plantas trepadeiras que foi feito, futuramente fará sombra". Ao todo, foram colocados cinco caramanchões com estrutura metálica, servindo de suporte às plantas trepadeiras.
A intervenção foi realizada no trecho que vai da Av. Independência à Rua da Praça Matriz e contou com serviços da troca de toda a pavimentação com nova paginação em piso intertravado, formado por blocos de concreto, com pequenos espaços permitindo que a água escoe, além de ajudar a não criar alagamentos na via. Recebeu também iluminação e ambientação com plantas, além de toda a acessibilidade necessária, como rampas para cadeirantes e piso tátil, que são placas com relevos fixadas no chão. Por meio destes relevos, o deficiente visual ou pessoa com baixo índice de visão pode compreender onde se encontra e se locomover de maneira independente durante o trajeto. O equipamento ainda ganhou lixeiras e bancos cobertos com azulejos.
Com essa revitalização, a Travessa se torna mais atrativa, agradável e segura para os muitos visitantes que circulam pela cidade todos os dias, tornando-se um dos pontos mais simbólicos do centro pau-ferrense. Testemunha desse fluxo diário, o senhor André Lopes Cardoso Júnior, já está na travessa há 28 anos com seu comércio. "Passa muita gente por aqui e tem aumentado esse passa passa de gente. Com a reforma irá valorizar o nosso comércio, pois antes eu era sozinho aqui e agora temos 12 lojas como vizinho", contou com empolgação.
Outro comerciante, José Damião da Silva, mais conhecido como Damião do Guaraçaí, já está no local há mais de 12 anos e esteve presente para ver a entrega da obra concluída. "Essa obra mudará em tudo. Com a iluminação trará mais segurança e as pessoas farão questão de passar por aqui, agora", explicou Damião todo satisfeito. Damião levantou uma preocupação, que os motoqueiros não respeitam que ali não é ponto de passagem de veículos e atravessam o trecho em alta velocidade, colocando a vida dos pedestres em risco e fez um apelo, para que eles respeitem os pedestres e não trafeguem pelo espaço.
Sobre a questão, de motoqueiros estarem utilizando a travessa como via, o Coordenador do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN), Francisco Assis Monteiro informa que irá intensificar a fiscalização no local, para dar segurança evitando colocar a vida dos pedestres que acessam à Travessa em risco.
Na ocasião, participaram da inauguração a Prefeita Marianna Almeida, o vice-prefeito Renato Alves e o Secretário da SEPLAN, Felipe Almeida. Além dos demais secretários municipais, engenheiros e vereadores da Câmara Municipal de Pau dos Ferros.
A entrega da obra aconteceu seguindo os protocolos de segurança para prevenção à COVID-19, usando máscaras e higienizando constantemente as mãos com álcool 70% na chegada.