Fotos: André Mendes
Você já parou para pensar, passar um dia ou uma semana ou um mês sem que a coleta de lixo da sua cidade seja feita? Se isso acontecer, que consequências teríamos? A gente só passa a reconhecer a importância quando chega ao caos da limpeza urbana.
Mas na atual gestão, não precisamos chegar a tanto para ter a profissão estimada. A invisibilidade que muitos garis enfrentam no dia a dia só desaparece quando voltamos nossos olhos para entender e valorizar uma função que poucos se sujeitam a trabalhar, e os que fazem, são dignos de respeito, pois cuidam do bem estar coletivo.
Dar luz a profissão. Tirar as vendas da sociedade para que ela entenda o real valor desse cargo. Assim, a gestão "Valorizando Nossa Gente" vem fazendo desde seus primeiros passos à caminho de entregar aos pau-ferrenses uma cidade organizada e limpa.
Na manhã de ontem (18), a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou um almoço especial em comemoração ao Dia do Gari, que aconteceu no dia 16 de maio, para prestigiar os 56 colaboradores que fazem parte do município e deixar claro o respeito e admiração restaurada aos profissionais que cuidam da limpeza da nossa cidade.
A pandemia e a coleta de lixo responsáveis por manter em ordem a limpeza da cidade. Os garis, mesmo com a pandemia, não sessaram suas atividades, sendo expostos ao vírus tanto quanto qualquer profissional de saúde que estivesse atuando na linha de frente no combate à covid-19.
Menos aclamados, é preciso dar valor para o fato de que eles fazem parte dos serviços essenciais da cidade e ajudá-los na redução do risco de contaminação. É importante alertar a população sobre os cuidados com o descarte em horário correto e embalagens adequadas, pois o descarte inadequado de resíduos podem gerar problemas aos coletores, e é necessário reforçar o contato com possíveis resíduos infectados, que possam estar no saco de lixo.
Abaixo, algumas dicas de como evitar o rompimento de saco com resíduos:
Coloque os resíduos em dois sacos resistentes e bem fechados;
Preencha os sacos com, no máximo, dois terços da sua capacidade;
Acondicione objetos cortantes em caixas de papelão ou garrafas pets;
Respeite o horário de coleta, descartando o lixo até duas horas antes do horário previsto;
Se houver um infectado na família, o lixo deve ser retirado e bem fechado por outra pessoa não infectada. É preciso garantir que não vaze ar ou líquidos para fora do saco de lixo;
Se usar máscara descartável, não deposite diretamente na lixeira. Coloque-a primeiro dentro de um saquinho.
Cidadão, não joque lixo no chão!I
Quando falamos sobre limpeza urbana, é importante entender que é uma responsabilidade não só do município, mas de todo cidadão. Preservar a cidade limpa é cumprir com o dever que a sociedade tem de preservar pelos serviços de limpeza realizados.
Nesse sentido, é importante reforçar a colaboração da população para ajudar a manter as ruas do município limpas, principalmente neste momento em que enfrentamos a pandemia do novo coronavírus, além das arboviroses como: Dengue, Chikungunya e Zica.
Vale lembrar a importância da população não descartar lixo, entulhos e materiais sem serventia nas ruas, calçadas, terrenos e vias públicas, evitando, assim, a proliferação de inúmeras doenças atraídas pelo descarte incorreto dos resíduos.
Pau dos Ferros faz uma limpeza contínua, através de equipes espalhadas por toda a cidade, trabalhando em todos os períodos do dia. Os esforços que a gestão tem feito necessita também da colaboração de todos, não jogando lixo no chão e zelar pela limpeza das ruas. Essa contribuição que os moradores devem fazer, evita que ocorra a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além do entupimento dos bueiros, trazendo prejuízos para a própria comunidade.
O cidadão colaborando e fazendo também a sua parte teremos uma cidade limpa e a saúde coletiva resguardada.
Veja algumas recomendações para a população manter a cidade sempre limpa:
1. Não jogue lixo em vias públicas. Caso você tenha algo a descartar, guarde o material consigo até encontrar a lixeira mais próxima. Não custa lembrar: lugar de lixo é na lixeira.
2. Em casa, acondicione o lixo doméstico em sacos plásticos devidamente amarrados, com o cuidado de não exceder a capacidade de peso e volume.
3. Cuidado com resíduos pérfuro-cortantes, como cacos de vidro, agulhas e outros descartados de maneira inapropriada, podendo ferir os profissionais da coleta. A recomendação nestes casos, é que o resíduo seja colocado dentro de algum recipiente seguro que possa ser lacrado e vedado, diminuindo os riscos de acidentes.
3. Coloque os sacos de lixo no local adequado apenas nos dias de coleta. Se possível, fora do alcance de animais que possam rasgar os sacos e espalhar o lixo na rua.