Desde que assumiu a Secretaria Municipal de Educação, muitos desafios foram enfrentados pela Secretária Larissa Alves, que está à frente da pasta e realizou diversas ações importantes que vem dando celeridade a gestão educacional, priorizando os alunos e incentivando a valorização do professor.
Dentro dos trâmites educacionais e dos direitos constituídos aos professores no magistério, a progressão é a passagem do servidor para o padrão imediatamente superior dentro da classe ou categoria atual de sua Carreira Funcional, sendo ela a progressão vertical, que é incorporada através dos títulos, quanto a progressão horizontal que é por tempo de serviço, de acordo com o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério Público Municipal.
Essas progressões acontecem a cada 3 anos e sua implantação deve ser simplificada e instituir benefícios e vantagens aos servidores. Ao assumir a pasta, a equipe da educação fez um levantamento da situação administrativa que a SEDUC se encontrava e constatou que haviam processos parados de 2018, 2019 e 2020. "Essa lei implantada para Progressão vinha sendo desrespeitada e estava tendo problemas burocráticos na implantação da progressão horizontal, quando essa validação tem que ser feita de forma automática a cada 3 anos. Essa progressão estava há anos emperrada e nós conseguimos desburocratizar a situação desses professores", esclareceu Larissa. Com a descoberta da paralização desses processos, a secretaria atualizou as informações e as progressões foram adicionadas e pagas aos professores.
Mesmo diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas nesses primeiros dias de governo, a equipe não mediu esforços e, ainda em fevereiro, conseguiu efetuar também parte do pagamento do 1/3 de férias dos professores municipais, referente a 30 dias, dos 45 dias, equivalentes as férias anuais. Os outros 15 dias restantes foi acordado que os professores receberão no decorrer do ano de 2021. Com o pagamento do terço de férias, foram injetados na economia local um valor adicional de R$ 271.008, 74, contemplando o corpo docente de 170 profissionais de educação.
Outra das diversas conquistas da Educação foi a aquisição de um Software de Gestão Educacional, que é um sistema de gestão escolar indicado para trazer organização e eficiência ao ensino. Ele ajuda, também, a compreender e resolver os principais problemas e traz melhorias significativas para os processos internos, além de traçar estratégias muito mais eficientes.
Para a Secretária de Educação, ter iniciado a gestão com um estado de calamidade financeira e ainda conseguir realizar diversas ações, causa um impacto positivo, tanto em gerar satisfação aos servidores, quanto impulsiona a economia local. "É uma motivação a mais e, acima de tudo, respeito aos que cuidam da educação de nossas crianças. Tudo isso é sinônimo de amor, responsabilidade, compromisso e valorização da nossa educação e da nossa gente, criando um elo de confiança", ressaltou Larissa, que tem reforçado a importância de dar dignidade ao trabalho de quem faz parte da educação municipal.
Confira as conquistas feitas nos primeiros 100 dias da SEDUC
Entrega de Kits Alimentação Escolar por aluno (e não por família) - relativo ao término do ano letivo 2020;
Inícios dos serviços de reformas nas escolas: entrega da reforma da Escola Municipal Francisco Torquato do Rêgo;
Realização de Processo Seletivo Simplificado para profissionais da educação;
Retomada das discussões sobre o Plano de Cargos e Carreiras com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN-SINTE e representantes da categoria;
Evento do Esporte:
*Lançamento do Calendário Esportivo;
*Homenagem aos desportistas que fizeram história no município;
Ciclos de Estudos Formativos na SEDUC;
Realização da Jornada Pedagógica 2021 e entrega de Kits pedagógicos para os profissionais da educação;
Lançamento dos Macroprogramas, Programas e Projetos da SEDUC 2021-2024;
Elaboração de Protocolo de Segurança no combate a COVID-19 para as escolas;
Liberação dos profissionais da educação para Qualificação (nível Mestrado e Doutorado);
Adiantamento de 40% do 13º salário;
Progressão horizontal dos professores;
1º Reunião da comissão previdenciária para possíveis aposentadorias
Água Encanada na Escola Municipal Francisco Aires
Apresentação da programação do projeto interdisciplinar para o mês de maio.
Implantação de um Sistema de Gestão Educacional.