Uma das prioridades da gestão é a valorização das pessoas e, mesmo diante de todas as dificuldades financeiras enfrentadas desde os primeiros dias de governo, a prefeitura de Pau dos Ferros iniciou o ano realizando o pagamento antecipado do 1/3 de férias dos professores municipais. Hoje (30), a gestão, por meio da Secretaria de Administração - SEAD, juntamente com a Secretaria de Finanças - SEFIN, efetuaram o pagamento, referente ao mês de abril, de todos os servidores efetivos e nomeados do município, como também foi adiantado 40% do 13º salário.
Tradicionalmente, a antecipação de parte do 13º salário, ocorre em junho ou julho. Mas a prefeita Marianna Almeida, com os esforços do secretariado, conseguiram avaliar e antecipar o pagamento, e ele será feito agora, junto com o salário de abril, como um presente a todos os servidores, pelo Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio.
Em menos de cinco meses de gestão, a prefeitura vem buscando equilibrar as contas e garantir os compromissos com servidores, fornecedores e prestadores de serviços, mesmo diante do déficit financeiro deixado pela gestão passada. "Mesmo a prefeitura ainda tendo que arcar com pagamento de dívidas da gestão anterior, estamos tendo muito zelo e muito cuidado com o dinheiro público. A gente está fechando as torneiras e economizando ao máximo, promovendo zelo desde o material de expediente, até mesmo com a energia dos prédios públicos, além de não fazer gastos supérfluos. Todo esse esforço reflete numa economia e hoje podemos dar esse passo", explica o Secretário Municipal de Finanças, Jenison Fontes.
Mesmo se tratando de uma obrigação do município, efetivar o pagamento dos servidores perante a situação de crise financeira atual no país, é prioridade e compromisso que a gestão tem de manter em dia o pagamento do colaborador. O salário dos servidores municipais, que totalizaram o valor bruto da folha de R$ 2.549.384,13 (Dois milhões, quinhentos e quarenta e nove mil, trezentos e oitenta e quatro reais e treze centavos), e também receberam 40% do 13º salário, que equivale a um adicional de R$ 882.869,88 (oitocentos e oitenta e dois mil, oitocentos e sessenta e nove reais e oitenta e oito centavos), somando mais de 3 milhões injetados na economia local.
Na imagem, a servidora Magna Rejane, professora da Rede Municipal de Ensino.