Na manhã de ontem, terça-feira (27), foi realizada no gabinete do chefe de governo Jaime de Carvalho, juntamente com a Secretária de Administração, Mona Lisa Torquato, a entrega de fardamentos e crachás de identificação aos servidores que fazem parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, formada por oito servidores, sendo quatro deles eleitos por voto secreto, e os outros quatro foram nomeados pela prefeita, podendo eles serem efetivos ou comissionados.
Entre as atribuições da CIPA, está cuidar da prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, fazendo a identificação dos riscos do ambiente de trabalho, para criar um mapa de risco das atividades de trabalho, com os locais onde pode acontecer acidentes trabalhistas. "Temos o papel de verificar se os EPI's e EPC's estão adequados e válidos para uso, além de identificar e prevenir os riscos inerentes ao servidor e na sequência, apresentá-los a prefeita, para que sejam adotadas as medidas de prevenção", esclareceu o Presidente da CIPA, o Agente de Endemias, Raimundo Jakson Medeiros da Silva.
Quem faz parte da CIPA tem um mandato com duração de dois anos, após esse período novas eleições são realizadas! Para o cumprimento das atividades, semanalmente os participantes tem 2h30min da sua carga horária dedicadas a função. Em caso de necessidade, essa carga horária pode ser aproveitada em reuniões extraordinárias, para avaliar acidentes de trabalhos ou para outras necessidades exigidas pelo cargo. Além do direcionamento da carga horária, os copeiros, como são denominados, recebem indenização de 15% sobre seu salário base, para arcar com despesas geradas pelo seu deslocamento durante as atividades.
Vale lembrar que, na prefeitura de Pau dos Ferros a comissão já existe desde 2017, criada através de um Termo de Ajuste de Conduta - TAC entre o município e o Ministério do Trabalho. A constituição da CIPA foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 1978 e foi considerada uma importante conquista dos trabalhadores, tendo em vista que representou considerável avanço na luta pela garantia de segurança e saúde no ambiente de trabalho.