A população pauferrense tem acompanhado o trabalho realizado pela Prefeitura de Pau dos Ferros para desinfetar as ruas como forma de prevenção ao contágio do novo coronavírus-COVID 19. Os trabalhos começaram há várias semanas e fazem parte da estratégia da gestão municipal em descontaminar e higienizar locais de grande circulação de pessoas e vias com grande fluxo de veículos.
A prefeitura tem recebido diversas reclamações da população, tanto através da nossa Ouvidoria, quanto pela Secretaria de Saúde, por acreditarem que a solução pulverizada nas ruas danificam carros e qualquer superfície que ela seja colocada. O Supervisor de Endemia, Edson Floreano Ferreira, garante que a solução não causa nenhum dano aos carros que estão nas ruas. "A solução utilizada para a descontaminação que é feita nas ruas da cidade, é composta de 20 ml de hipoclorito de sódio para 12 mil litros de água. Nenhum desses elementos utilizados causam qualquer dano às superfícies que a solução seja aplicada", explicou Edson.
A limpeza feita pela equipe com os pulverizadores funciona da seguinte forma: os agentes utilizam o hipoclorito de sódio diluído na água através de um equipamento chamado Ultra Baixo Volume (UBV) é uma espécie de pulverizador de volumes baixo. Além da desinfecção com o UBV, também é feita a lavagem das ruas do comércio no centro da cidade, feita com um carro pipa da Secretaria de Desenvolvimento Rural, utilizando a mesma solução sanitizante. A solução pulverizada não agride o meio ambiente, superfícies, nem às pessoas.
A desinfecção do centro comercial da cidade é uma força-tarefa em conjunto com a
Secretaria de Desenvolvimento Rural (Sedru), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Departamento Municipal de trânsito (Demutran), e a Secretaria de Educação (Seduc), que realizam o trabalho três vezes por semana (segunda, quarta e sexta). Com quase 15 homens atuando, entre agentes técnicos de Endemias, fazendo a limpeza e desinfecção, juntamente com profissionais do Demutran, coordenando a interdição e sinalização das vias. Tanto a Seduc quanto a Sedru atuam cedendo veículos para a operação.