Com o aumento de casos e a circulação da nova variante do coronavírus, a Secretaria de Saúde - SESAU, como medida preventiva à Covid-19, intensificou a fiscalização em supermercados e outros comércios de Pau dos Ferros. Na manhã de hoje (03), a Vigilância Sanitária esteve fiscalizando o comércio local, por demanda espontânea, priorizando as deliberações do decreto, e para que se mantenham funcionando, os estabelecimentos devem seguir os protocolos de segurança sanitária para evitar o crescimento da transmissão do novo coronavírus.
Durante a fiscalização pela manhã, a equipe da Vigilância Sanitária, esteve em três comércios e orientou que para o funcionamento destes estabelecimentos é exigido que funcionários e clientes utilizem máscaras de proteção, que esteja à disposição álcool em gel para limpeza das mãos e das superfícies e aferição da temperatura dos clientes na entrada dos estabelecimentos. Por falta de algumas medidas sanitárias, que não estavam realizadas, uma empresa foi notificada, e antes da equipe sair do local, eles já estavam corrigindo a falha.
No dia 27 de fevereiro, a prefeitura estabeleceu um novo decreto municipal 028/2021, reforçando as medidas de restrições para o enfrentamento da Covid-19 em Pau dos Ferros, que estará em vigor até o dia 10 de março de 2021.
Vale lembrar que o decreto estabelece que ao constatar descumprimento, o estabelecimento é orientado a se adequar. Não havendo a adequação, será notificado, e no caso de reincidência, será multado. A pena pode chegar até dez salários mínimos, podendo o espaço também sofrer interdição por 10 dias, e em casos extremos, cassação da licença de funcionamento.