Como anfitriã, prefeita Marianna Almeida, recebe a governadora Fátima Bezerra e juntas inauguram oficialmente, nesta quinta-feira (18), o Centro de Imagens do Hospital Regional Cleodon Carlos de Andrade (HCCA), no município de Pau dos Ferros. O novo setor é composto por tomógrafo, ultrassom, raio-x digital e arco cirúrgico. A unidade integra a rede hospitalar estadual e atende às demandas dos 37 municípios, que compõem a 6ª região de saúde do Rio Grande do Norte.
Durante dois anos, o hospital passou por reformas em toda instituição, adquiriu equipamentos, transportes, ampliou o bloco cirúrgico e criou o centro de imagens, totalizando investimentos avaliados em quase R$ 7 milhões, com recursos próprios e do projeto Governo Cidadão, via empréstimo com o Banco Mundial. Referência na região, o hospital está apto a atender a uma população estimada em mais de 200 mil pessoas.
"Hoje minha missão é agradecer. Ver essa série de ações que seu governo vem promovendo, ações executadas e investimentos que vem beneficiando, não só Pau dos Ferros, mas também toda a região do Alto Oeste Potiguar, que sofre muito, por ter que recorrer as capitais, para cuidar da saúde. E ver o sofrimento dessas pessoas me dói muito. E priorizar a saúde, é entender que saúde é vida, e precisamos ter empatia com a dor do próximo", disse Marianna emocionada com a aquisição.
De acordo com Raimundo Farias, diretor-geral do HCCA, antes os usuários da região do Alto Oeste sofriam ao se deslocarem para um grande centro, ou até pagar por exames particulares. "Com o tomógrafo, ultrassom, raio X digital e arco cirúrgico, tudo ficou mais fácil. Os médicos nos agradecem por fecharem o diagnóstico de maneira mais rápida, e os pacientes ganham mais qualidade em seus tratamentos".
Na passagem pelo hospital, a gestora Fátima Bezerra, se emocionou ao agradecer o empenho de todos os servidores durante a pandemia, em quase um ano de combate ao novo coronavírus (Covid-19). "Confesso que me emociona demais ver esse hospital sendo cuidado com zelo. Ver os recursos que estamos investindo contribuindo para trazer mais qualidade de vida para o povo. Não tem nenhum dinheiro que pague a satisfação de acabar com a via crucis que a população percorre a fim de resolver os procedimentos de saúde, dos mais simples ao mais complexos", disse Fátima.
Estavam presentes ao ato simbólico, a secretária municipal de Saúde de Dr. Severiano, Maria Elisa Garcia representando os gestores municipais da região; a diretora técnica, Nigéria Fernandes; a diretora médica, Márcia de Oliveira Ferreira; o diretor administrativo, Reyvly Fernandes, e o coordenador da enfermagem, Joel Dácio, além do vereador Galego do Alho.