Na última quinta (18), a prefeita Marianna Almeida esteve com a governadora Fátima Bezerra, visitando a estrada que dá acesso ao açude público Dr. Pedro Diógenes Fernandes, em Pau dos Ferros, que fica na Estrada da Barragem.
A via de acesso da BR-405, conhecida como Estrada da Barragem, foi recuperada em novembro de 2020 pelo Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Departamento Estadual de Estrada de Rodagem (DER-RN). Marianna, juntamente com Fátima e representantes do Legislativo municipal e estadual, percorreram a extensão de 2,5 km, a fim de vistoriar o trecho que foi recuperado com recursos próprios do Estado, na ordem de R$ 650 mil.
A prefeita do município, Marianna Almeida, destacou a importância da obra: "Realmente, essa estrada estava numa situação deplorável. Nossa atitude é de agradecimento, em nome do povo da cidade", disse. A obra atende a uma solicitação da população feita à chefe do Executivo estadual, durante a realização da 4ª edição da Feira Regional de Negócios, Ciência, Tecnologia e Inovação (Feneciti), realizada na cidade, no início do ano passado. "Em 2020, assumi esse compromisso de recuperar a Estrada da Barragem, que dá acesso a um dos cartões-postais mais bonitos de Pau dos Ferros. Graças a Deus, mesmo com dificuldades financeiras, conseguimos dar prioridade a esse pleito da população. Portanto, é com muita alegria que estou entregando oficialmente esta obra que vem a melhorar a qualidade de vida desse povo tão querido, que é o povo pauferrense", declarou Fátima.
Construída em 1990, a Estrada da Barragem até então só tinha recebido serviços de tapa-buraco e foi totalmente recuperada pelo Governo do Estado. Foram realizados serviços de recapeamento no acesso à Barragem e ao aeroporto de Pau do Ferros. A sinalização está sendo feita pela equipe do Detran-RN.
O trecho é considerado de muita importância para os moradores, pois além de melhorar o acesso de quem mora após a barragem, facilita a ida ao aeródromo do município e beneficia também o fluxo de turistas que visitam o reservatório em tempos de cheia.
A Barragem é o sétimo maior reservatório do Rio Grande do Norte, com capacidade para 54,846 milhões de metros cúbicos de água. Atualmente, segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn), o reservatório encontra-se com cerca de 20% do seu volume atual.
Fotos: Robson Araújo