Durante o fim de semana, a Vigilância Sanitária em ação conjunta com a Polícia Militar, realizou diversas visitas aos empreendimentos comerciais de Pau dos Ferros, para garantir cumprimento do Decreto 022/2021, publicado no último dia 08, que suspende a realização de festas e eventos, por conta do aumento de casos de COVID 19 na cidade.
Com intuito de coibir ações que estivessem em desacordo com o regulamentado do novo decreto, a operação conjunta foi realizada no fim de semana no período da noite em diversos estabelecimentos comerciais. A equipe da Vigilância Sanitária contou com o apoio da Polícia Militar, enviada pelo coronel Miltoildo Medeiros, comandante do 7º Batalhão de Pau dos Ferros.
Segundo a Polícia e a Vigilância, dentre as ações de fiscalização que mais são demandadas na cidade estão o funcionamento irregular de bares e ocorrências de utilização de paredões de som e que geram aglomeração de pessoas. Também foram fiscalizados postos de combustíveis e solicitado que mesas e cadeiras, que são utilizadas por clientes no local, fossem guardadas e as pessoas foram dispersadas pela Polícia Militar.
"Nessa operação, alguns estabelecimentos foram notificados e orientados a não fazer aglomerações. Nosso objetivo é evitar esses agrupamentos, buscando reduzir os casos de COVID. Evitando assim, o colapso na saúde", explica a fiscal sanitária, Noracy Amélia dos Santos
Vale lembrar que o decreto estabelece que ao constatar descumprimento, o estabelecimento é orientado a se adequar. Não havendo a adequação, será notificado, e no caso de reincidência, será multado. A pena pode chegar até dez salários mínimos, podendo o espaço também sofrer interdição por 10 dias, e em casos extremos, cassação da licença de funcionamento.