Dentro da programação dos 100 dias de gestão, a Prefeitura de Pau dos Ferros inaugurou, nesta sexta-feira (11), o Ambulatório LGBTQIAPN+ "Magnólia Lima", instalado no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Princesinha do Oeste.
A solenidade contou com a presença da prefeita Marianna Almeida, da vice-prefeita Dra. Lara Figueiredo, da secretária de Saúde Kalianne Fernandes, da coordenadora de Diversidade Sexual e Gênero do RN (CODIS), Rebecka de França que também representou o Governo do Estado , além de familiares da homenageada, vereadores, servidores da saúde e secretários municipais.
Na ocasião, foi assinado o Projeto de Lei que dá nome oficial ao ambulatório em homenagem à pau-ferrense Magnólia Lima, mulher trans que marcou sua trajetória com coragem, afeto e resistência. O projeto será protocolado na Câmara Municipal para que, após aprovação, se torne lei.
"Criamos o Ambulatório com o objetivo de acolher e atender, de forma sensível e humanizada, a população LGBTQIAPN+. O atendimento será feito uma vez na semana pelo médico de família e comunidade, Dr. Luiz Fernandes, que fará o acompanhamento dos pacientes e, quando necessário, os encaminhará para outras especialidades disponíveis no próprio CEM", afirmou a secretária de Saúde, Kalianne Fernandes.
A prefeita Marianna Almeida reforçou que a criação do espaço é "um passo importante na luta por mais respeito, acolhimento e dignidade", destacando o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas.
Rebecka de França também pontuou. "Ver o nome de Magnólia neste espaço é reconhecer sua história e dar visibilidade à luta de tantas outras pessoas. É um marco para Pau dos Ferros", comemorou.