Na tarde de ontem (05), a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Pau dos Ferros reuniu os catadores e catadoras de material reciclável para mais um encontro, no qual foi definida a criação da Associação de Catadores.
Depois de uma sequência de reuniões que fizeram parte do cronograma de ações do município para tratar sobre as políticas públicas de resíduos sólidos, visando, sobretudo, a extinção do lixão e a abertura do aterro controlado, a Prefeitura, em parceria com o Projeto de Extensão (ESNIS) da UFERSA e com o SEBRAE, buscaram dialogar a respeito da criação da Associação de Catadores e implementação da Coleta Seletiva de resíduos sólidos no município, como também sobre a importância destes catadores para o desenvolvimento sustentável.
Em assembleia, os catadores escolheram os membros que farão parte do corpo administrativo da associação, que ao ser formalizada passará a existir publicamente e juridicamente. Essa iniciativa vai gerar mais renda, garantia de maior segurança na atividade e, consequentemente, a promoção de mais dignidade a todos os envolvidos.
"Hoje foi um dos momentos mais importantes desse processo, resultado de vários encontros que tivemos, juntamente com o apoio da UFERSA, SEBRAE, assessoria jurídica e nós da SEMA, para finalmente criamos a Associação dos Catadores de material reciclável de Pau dos Ferros. Com a criação da associação, eles nascem para o mundo jurídico e o projeto de Lei já foi encaminhada para a câmara, com o qual poderemos implantar a coleta seletiva, que vai mudar a vida não só dos catadores como também, da população de Pau dos Ferros", contou o secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.
Com a oficialização, todo o suporte jurídico, técnico e administrativo será disponibilizado para que os catadores possam gerir a associação.