Neste sábado (21), será realizado em Pau dos Ferros, o "Dia D da Vacinação contra a Raiva de Cães e Gatos", e ocorrerá em locais definidos pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica, no horário de 7h às 13h. Ao todo, serão sete postos de vacinação distribuídos em três bairros da cidade.
Os bairros foram estrategicamente selecionados para facilitar o acesso dos tutores de pets aos locais. No Bairro São Geraldo, a vacinação ocorrerá na Escola Municipal Francisco Torquato e em Lourinho dos Portões. No São Benedito será na Capela de São Benedito, na sede da Polícia Civil e no Rotary Club. Já no Manoel Deodato os animais serão vacinados na Quadra de Esportes e na UBS João Caetano.
De acordo com a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes, a campanha contra a raiva visa garantir a saúde dos animais e a proteção dos humanos, considerando que a imunização é a única maneira de prevenir animais de contraírem a doença. Dessa forma, evitando que ela seja transmitida aos humanos por meio da saliva e mordedura. A vacinação é voltada para animais domésticos (cães e gatos).
Para aplicação da vacina antirrábica é necessário apenas que o dono leve o animal de estimação no local pré-determinado do seu bairro, no dia e hora indicados, e apresente a carteira de vacinação do pet, caso tenha.
IDENTIFIQUE OS SINTOMAS NOS ANIMAIS
A SESAU também reforça sobre os principais sintomas da raiva que são: o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia das patas traseiras.
Caso os sintomas sejam identificados, é importante o responsável pelo animal acionar a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica.
CUIDADOS NO DIA DA VACINAÇÃO
A SESAU orienta que somente pessoas adultas levem seus animais aos locais de vacinação, para evitar qualquer tipo de transtorno ou acidentes.
Vale salientar, para que a vacinação ocorra de forma segura, alguns cuidados devem ser observados: o cão deve estar devidamente com a guia e coleira. Em caso de animal bravo, deve-se adotar a focinheira. Já os gatos, precisam ser conduzidos em caixas específicas para evitar fugas.
A idade mínima para vacinação dos animais é de três meses, explica a SESAU. É importante lembrar que, se o animal estiver doente, não deve ser levado para a vacinação.