Ao ar livre e com decoração intimista, na noite de ontem (28), os casais foram recebidos na praça Matriz, para a celebração do Casamento Comunitário, que é realizado pela Prefeitura de Pau dos Ferros, através de parceria com o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Desta vez a edição especial faz parte da grade de programação da FINECAP 2023.
A condução do evento foi realizada pelo cerimonial do Tribunal de Justiça, que agraciou as noivas e noivos, ao som da tradicional marcha nupcial e a tão aguardada troca de alianças.
O casal Ítalo Caio Fernandes de 28 anos e Carla Gabriela Paz de 31 anos, já estão juntos há quatro anos e aproveitaram a oportunidade para oficializar o relacionamento. "Já morávamos juntos e decidimos aproveitar o momento que a prefeitura está proporcionando e nos livrarmos dos custos financeiros de oficializar nosso amor", contou Carla.
Outro casal que não deixou a oportunidade do Casamento Comunitário passar, foi Liliane Melo de 23 anos e Lucas Gabriel de 22 anos. "É a realização de um sonho. Já fazia bastante tempo que a gente queria casar no civil, mas todo o custo burocrático é bem caro e quando soubemos que teria o casamento comunitário, não perdemos tempo", explicou Liliane, que está há 2 meses esperando o primeiro filho do casal.
O Casamento Comunitário proporciona não só a proteção jurídica e garantia dos direitos civis da família e sucessões, mas a regularização de relações familiares, a valorização do afeto do casal e, consequentemente, da família, revelando-se importante fator de prevenção aos conflitos sociais. Além dos aspectos social, afetivo e jurídico, o Casamento Comunitário garante aos cidadãos vulneráveis, a possibilidade de realizar a união civil com isenção de taxas e emolumentos.
Nesta edição, 23 casais formalizaram a união em praça pública e contou com a parceria entre a secretaria de desenvolvimento social, 2º ofício de notas, TJRN e NAPS.