A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou hoje (03), o encerramento, a Semana do Bebê, edição 2023, que vem tendo programação desde terça-feira (01).
Com as mamães atentas às informações que estavam sendo passadas, foi abordado desde os primeiros cuidados com as crianças até as dicas sobre amamentação. A desmitificação de histórias, repassadas ao longo do tempo, de pais para filhos foram quebradas na tarde de hoje. As dúvidas apareciam e eram sanadas pelos profissionais da saúde que estavam palestrando.
Na tarde de encerramento da Semana do Bebê, as gestantes puderam participar de duas oficinas, uma sobre "Os cuidados para recém-nascidos" e conduzido pelos enfermeiros", ministrado pelas enfermeiras Jéssica Leita e Bárbara Pâmela, a outra oficina tratou do tema "A importância da amamentação", com a enfermeira Ângela Batista.
Essas mamães foram acompanhadas e orientadas sobre amamentação, como ela deve acontecer, técnicas para estimular a produção do leite materno, além de todos os cuidados que envolvem o ato. O apoio a mulheres gestantes tem como principal consequência a melhoria dos índices e duração de tempo de amamentação exclusiva. "Respeitar o nosso corpo, dando todos os esclarecimentos sobre amamentação materna permite que a mulher estando ciente das informações, ela saberá se beneficiar da melhor forma e beneficiar também o bebe durante a amamentação", explica Ângela, que também é Diretora da Casa Criança e especialista em aleitamento materno.
Com oito meses de gestação e esperando uma menina, a professora Maria Jusinere Almeida, de 40 anos assistiu atenta a cada informação fazendo uma reflexão sobre os mitos e verdades que cercam a amamentação e os cuidados com os recém-nascidos. "Adquiri hoje muitas informações, que serão eficientes e eficazes para poder utilizar com a minha bebê, quando ela nascer. Informações as quais eu não sabia e alguns mitos foram quebrados, e construídos novos pensamentos, que com certeza mudará minha prática e minha postura sobre amamentação", contou Maria.
A semana estabelece fortalecer o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil, como também trazer discussões sobre mortalidade infantil, gravidez na adolescência, aleitamento materno, formação de vínculos e estímulo do bebê por meio de organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais, envolvendo esses temas.
Após o encerramento das oficinas, as mamães foram recepcionadas com um lanche.