A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem feito junto à população um trabalho de conscientização sobre a forma correta de realizar a poda das árvores sem trazer danos ao meio ambiente.
A SEMA relembra que existe a Lei municipal 311/72 do Código de Posturas, artigos 137 e 139, que prevê multa para quem realiza podas drásticas no município de Pau dos Ferros. A poda drástica é aquela em que é retirada mais de 40% da copa da árvore.
Além da Lei Municipal ainda existe a Lei Federal de Crimes Ambientais Lei N° 9.605/98 no artigo 49, que dispõe sobre a proibição de não danificar, lesar ou maltratar plantas de ornamentação de logradouros públicos, a pena detenção de 3 meses a 1 ano, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente a depender do caso.
No m
ês passado, a Prefeitura lançou a campanha "Pau dos Ferros Mais Limpa" de conscientização para o combate à sujeira no município, chamando a atenção da população para a problemática e explanando sobre as ações educacionais que seriam implantadas ao longo dos dias.
Quais as consequências?
A poda drástica ocasiona:
- Perda de reservas energéticas do vegetal.
- Perda do equilíbrio estético - modificação da arquitetura de copa de cada espécie.
- Apodrecimento do lenho.
- Aumento da incidência de galhos fracos e podres sobre os alvos urbanos que circundam a árvore.
- Morte do vegetal.
Mas a poda drástica é prejudicial?
Sem dúvidas a resposta é sim. O que é feito na tentativa de melhorar a saúde e/ou beleza de uma árvore, é, na verdade, um dano severo que apenas se agrava com o passar do tempo.
A poda drástica causa um desequilíbrio entre a superfície da copa (folhas que fazem fotossíntese e gemas) e a superfície de absorção de água e nutrientes (raízes finas), ocasionando uma mudança brusca no estado anatômico e fisiológico da árvore, já que a mesma precisa recompor sua folhagem para fazer fotossíntese, transpirar, realizar a troca gasosa etc. Tal fato é, na verdade, um intenso stress, que ao ser realizado periodicamente, anualmente, por exemplo, diminui acentuadamente o ciclo de vida da planta.
A população pode denunciar a prática de poda drástica através do número/whatsapp: 84 - 84 9668-6413, das 07:00h às 13:00h, de segunda à sexta.