A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) deu início na noite de ontem (29), a abertura oficial da Conferência Municipal de Saúde, e continuou sua programação durante todo o dia de hoje (30). O evento aconteceu no auditório do campus da UFERSA.
Durante a programação da Conferência que teve como tema: "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia", foi tratado junto aos profissionais de saúde, gestores e usuários a situação da saúde no âmbito municipal, debatendo o tema e os eixos temáticos, além de criarem propostas para elaboração do Plano de Ação, com o intuito de incorporar o conceito do Direito à Saúde no debate público e ampliar a defesa do SUS.
Pela manhã equipes foram formadas para elaborar as propostas, que foram apresentadas no período da tarde, e votadas para incorporar o documento final que será apresentado na Conferência Nacional. "Tivemos muita qualidade do público presente e das falas que aqui aconteceram, e que fortaleceram os trabalhos de grupos e as propostas as quais formulamos hoje em conjunto. Foram propostas não só pensando em Pau dos Ferros, mas sim na VI Região da Saúde, no Estado e no Brasil. E o propósito foi romper os muros de uma municipalidade e entender que o SUS tem um caráter de universalidade e formatamos diretrizes e propostas para que nos próximos quatro anos a gente tenha essa materialização dentro das políticas públicas de saúde", explicou o Assessor Técnico da SESAU, Glériston Vieira.
As Conferências Municipais acontecem com base em documentos produzidos pelo Conselho Municipal de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
Vale ressaltar que esta etapa municipal é preparatória para a Conferência Nacional que ocorrerá durante o mês de julho.