Buscando sempre o aprimoramento dos profissionais de saúde, os Agentes Comunitários de Saúde do município de Pau dos Ferros estão participando do Programa Saúde com Agente - iniciativa do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), é o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido do país.
Os agentes que se inscreveram na capacitação terão a formação no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. O programa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O propósito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento. "Qualificar a força de trabalho desses agentes comunitários, ampliando o olhar diante o território de atuação, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva, contribuindo, assim, para a resolutividade das ações, na identificação e no suprir das necessidades em saúde, como nos próprios indicadores de saúde", explica o Agente Comunitário de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Pedro Neto.
A atuação dos agentes é fundamental para a atenção básica em saúde, com a coleta de dados da população no território de atuação e da promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias do município.