A Unidade Móvel de Saúde Animal já está realizando atendimentos em novo endereço. A partir desta quarta-feira (01) a equipe começou a atender no Bairro Manoel Deodato. Os atendimentos acontecem em frente à UBS Caetano Bezerra do Nascimento.
Para ter acesso a consultas, exames e castrações dos animais, os tutores de cães e gatos da localidade devem ir até a Unidade Móvel levando os seguintes documentos: Xerox legível de CPF e RG, Comprovante de residência atualizado (até 90 dias) e Folha resumo do NIS.
Os atendimentos ocorrerão de segunda à sexta, das 8h às 12h. A média diária é de 10 fichas para atendimento.
O serviço está sendo ofertado à população é itinerante, percorrendo os bairros da cidade, com atendimentos individualizados aos cães e gatos, passando por Médicos Veterinários, que irão realizar exames para identificar se aquele animal está apto ou não para a castração. Caso seja detectada alguma doença, o animal passará por tratamento, para que possa, em seguida, fazer a operação.
O objetivo da castração é propiciar um controle populacional dos animais do município. De início, serão atendidos os animais domiciliados, para aquelas famílias com baixo poder aquisitivo. Vale ressaltar, ainda, que todo esse empreendimento será custeado com recursos próprios, tendo em vista não existir recursos destinados para esta causa.
"A causa animal é uma pauta de muita responsabilidade que a gestão trata de forma séria, por ser um problema de saúde pública com muitas raízes profundas e complexas. A chegada da Unidade Móvel Animal veio para dar início ao processo de erradicação de animais abandonados nas ruas, e para isso é necessário estabelecer critérios diante do uso desse equipamento público", reforçou a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes.
Mais informações, ligar para (84) 2141-1529 (Telefone da UBS do bairro Manoel Deodato), ou através do whatsapp (84) 8184-3148, no horário de 7:00h às 13:00h.
Balanço de atendimentos
Este é o segundo endereço onde a Unidade Móvel realiza os atendimentos. O primeiro foi no bairro Manoel Domingos, onde esteve até o final de fevereiro. Desde novembro, quando o serviço foi implantado, foram realizadas consultas, exames e testes, além de aplicação de vacinas contra a raiva. Ao todo, foram avaliados 40 animais, e destes 30 foram castrados.