A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com o Projeto de Extensão (ESNIS) da UFERSA, realizou na tarde do último domingo (26) mais uma edição do evento "Conversa de catador para catador".
A atividade faz parte do cronograma de ações do município para tratar sobre as políticas públicas de resíduos sólidos, visando sobretudo, a extinção do lixão e a abertura do aterro controlado.
A iniciativa também tem como objetivo implantar a coleta seletiva e incentivar o associativismo entre os catadores.
"Essa ação, está dentro do projeto que a prefeitura tem em parceria com a UFERSA, no enfrentamento da política pública de resíduos sólidos. Nosso papel é dar condições e fomentar o associativismo, orientando os catadores a criarem uma associação para que possam sair dessa condição de vulnerabilidade social. O que trará para eles uma nova perspectiva de vida com o uso de EPIS e que possam através da associação gerar uma renda oriunda da coleta seletiva gerando uma maior valorização do trabalho que eles executam", conta o Secretário de Meio Ambiente, Vicente de Paula.O evento, que ocorreu no bairro Manoel Deodato, reuniu pesquisadores, equipe da secretaria e catadores de materiais recicláveis do município. Na oportunidade, a convidada do evento, dona Josefa Avelino, presidente de uma Associação de Catadores da cidade de Mossoró, conversou sobre os desafios da atividade e sobre a importância de articular uma associação para os catadores de materiais recicláveis na cidade.
A criação de uma associação de catadores deve gerar mais renda, garantir maior segurança na atividade e assim, promover mais dignidade.