NOTÍCIAS

23-FEV-2023

Prefeita de Pau dos Ferros faz leitura de mensagem anual na Câmara

Prestação de contas, apresentação de ações e anúncios importantes marcaram a mensagem da prefeita Marianna Almeida

#LeituraMensagemAnual POR LIANA LACERDA 23 DE FEVEREIRO DE 2023

Fotos: André Mendes

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida, fez nesta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, a leitura da mensagem anual aos vereadores. A mensagem marca o início do ano legislativo pau-ferrense. A sessão solene contou com o plenário lotado.

Na mensagem a prefeita enalteceu as atividades, ações, projetos, programas e obras executadas no exercício de 2022, bem como, compartilhou as perspectivas para o ano em curso.

Marianna relembrou as problemáticas encontradas no início da gestão, com muitas dívidas e obras paralisadas e elogiou o trabalho de sua equipe que conseguiu organizar a casa. A prefeita lembrou ainda que atualmente a gestão vive um período de ajustes para manutenção do equilíbrio, e enalteceu o pagamento da Folha de Pessoal em dia, além do cumprimento do pagamento do Piso de importantes categorias, como os trabalhadores da educação, e os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O compromisso com a valorização dos servidores foi reafirmado durante anúncio da contratação da banca organizadora do concurso público que será realizado no primeiro semestre de 2023. "Realizamos a contratação da COMPERVE da UFRN, que muito em breve lançará edital do certame que terá como finalidade o preenchimento de 89 vagas", destacou.

Justiça fiscal e transparência

A conquista da consolidação de uma política fiscal justa, foi apresentada por Marianna como resultado do zelo, compromisso e responsabilidade de sua equipe. "Uma das relevantes medidas para a efetivação desta política tem sido a execução da cobrança dos tributos de competência municipal de acordo com o novo código tributário, que entrou em vigor a partir de 2022", disse. A nova Lei permitiu reduzir a carga tributária dos contribuintes do IPTU e ampliou as faixas de alíquotas e base de cálculo, chegando a valores mais justos, o que incentivou o contribuinte a pagar o imposto atual e procurar negociar o atrasado.

Em sua fala, a prefeita de Pau dos Ferros destacou a importância da transparência e da boa relação com os órgãos de controle, bem como com a casa legislativa. "A nossa gestão tem sido exemplo de transparência e governança, mantendo todos os atos administrativos disponíveis no portal da transparência, zelando pelo diálogo frequente e harmônico com os órgãos de controle externo, e com o Legislativo Municipal", enfatizou.

Assistência à população

Sobre as ações na área da Saúde, Marianna Almeida citou o abastecimento das farmácias, a estruturação das Unidades Básicas, e ainda o funcionamento do Centro Municipal de Especialidades Médicas (CEM). "Uma das grandes prioridades da nossa gestão tem sido o desenvolvimento de uma saúde de qualidade, a partir do fortalecimento da atenção primária e da média e alta complexidade".

Na educação, a prefeita lembrou a reforma de escolas, a implantação de Berçário e da Escola em tempo Integral, a renovação da frota de ônibus, a valorização dos professores e outros projetos relevantes para a formação das crianças e adolescentes oriundos da rede municipal.

A atenção aos moradores de comunidades rurais também foi citada pela prefeita ao lembrar das melhorias nas estradas, dos cortes de terra e da feira da agricultura familiar. As ações da Defesa Civil, da Vigilância Sanitária e do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) também foram destaques na mensagem anual.

Desenvolvimento econômico e investimentos culturais

A realização de grandes obras estruturantes na cidade de Pau dos Ferros também pautou a mensagem da prefeita. "O segundo ano do nosso governo transformou Pau dos Ferros num verdadeiro canteiro de obras. Através da capacidade técnica da nossa equipe de engenharia e arquitetura, estamos construindo a perspectiva de consolidação de inúmeras obras estruturantes e necessárias para o desenvolvimento do nosso município", relatou.

Na leitura da mensagem Marianna destacou o potencial local e a importância econômica do município, citando relevantes convênios para o fortalecer cadeias produtivas e atrair novas indústrias. Para 2023 a Prefeitura dará continuidade às obras de Pavimentação e melhorias asfálticas em várias ruas, além de importantes reformas e construções, como a obra do Ginásio Poliesportivo Professor João Faustino, a conclusão do abatedouro, construção de unidades de saúde e de educação, e do galpão da Oficina de Costura. Na oportunidade, Marianna ainda anunciou a retomada da obra de construção do Complexo Turístico do Jatobá, um sonho antigo da população.

"No mundo contemporâneo, não há como pensar em desenvolvimento sem falar de sustentabilidade. A política ambiental ganhou um perfil transversal, e tem espaço de destaque na nossa gestão", disse a prefeita Marianna, destacando as ações voltadas para o meio ambiente, com destaque para a criação do Código Municipal de Meio Ambiente e Código de obras, além da atualização do Código de Posturas, sendo instrumentos complementares ao Plano Diretor aprovado no ano de 2021.

Falando na promoção de eventos culturais a prefeita citou o São João da Princesinha e a histórica FINECAP 2022 como exemplos de sucesso de público e de valorização dos artistas e empreendedores locais. "Conseguimos fazer festas grandiosas, sem perder o brilho e a essência própria de nossa gente e ainda dando exemplos de organização e inclusão, à exemplo da Área PCD, feito inédito em toda a região", lembrou. Para 2023 Marianna citou a celebração de convênios e parcerias para valorizar ainda mais as manifestações culturais e os artistas locais.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#LimpezaUrbana Hoje

Limpeza Urbana: Prefeitura de Pau dos Ferros adquire mais 50 containers para dinamizar a coleta de lixo

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), r [...]

#Vacinação Há 1 dia(s)

Já conferiu se suas vacinas estão em dia?

Não perca tempo! Dirija-se à Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para [...]

#Cidadania Há 1 dia(s)

SEPLAN confirma mais uma palestrante em evento Juventudes em Movimento

O Juventudes em Movimento está chegando e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvo [...]

#Saúde Há 1 dia(s)

Descentralização de Farmácias: Perímetro Irrigado ganha Farmácia Básica que beneficiará 10 comunidades

Nesta quarta-feira (22), foi inaugurada e entregue à população, na Unidade Básica de Saú [...]

#Cidadania Há 2 dia(s)

SEPLAN confirma palestrante em evento Juventudes em Movimento

O Juventudes em Movimento está chegando e a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvo [...]

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Em parceria entre SEMA e UFERSA bolsistas fazem o cadastro de estabelecimentos comerciais geradores de resíduos sólidos

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), em parceria [...]

#ServidorPúblico Há 3 dia(s)

Arquiteto e Agente de Resíduos Sólidos tomam posse na gestão municipal

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria de Administração (SEAD), oficializ [...]

#CriançaEAdolescente Há 3 dia(s)

SEDUC promove ações pelo combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Pau dos Ferros, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), está [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito