Nesta quinta-feira (02), segundo dia de Jornada Pedagógica, o cuidado com a saúde mental e as responsabilidades dentro da sala de aula foram temas de workshops.
O primeiro Workshop, foi ministrado por César Holanda e tratou sobre as "Dificuldades de aprendizagens: Desafios e perspectivas da inclusão escolar". Na sequência, foi a vez da Psicóloga, Jéssica Fernandes com o tema: "Saúde mental e diversidades: o desafio de instituir novas possibilidades". Durante o workshop, diante de uma inversão de papéis, os professores estavam como ouvintes, e o assunto abordado despertou o depoimento de uma profissional que assumiu estar com depressão e relatou a importância de se olhar e monitorar os sinais que são dados, os quais afetam a rotina, não só do trabalho, mas pessoal também.
"Falar de saúde mental é falar da vida. A gente vive um cenário de adoecimento, muito estresse. Ser professor é lidar com os afetos. É uma profissão que exige essa entrega afetiva. Então, as nossas emoções estão muito envolvidas com o cenário da educação e com o desenvolvimento das crianças. A gente precisa ter esse cuidado com os docentes, não só prepará-los para acolher os alunos, mas para estarem bem para fazerem isso", explicou a psicóloga.
O equilíbrio emocional para conduzir as situações do dia a dia é imprescindível para o enfrentamento de problemas no âmbito escolar, seja com os alunos, enfrentamento de questões com os pais ou com os colegas no ambiente de trabalho. Por isso, os participantes tiveram também a chance de refletirem sobre os desafios que surgem dentro da sala de aula e a necessidade de jogo de cintura para estabelecer uma relação saudável com os alunos, e a conduzir o aprendizado com excelência.
A programação da Jornada Pedagógica continua amanhã (03), com uma série de oficinas temáticas que atenderão todos os profissionais da educação municipal.