Os cuidados com a saúde mental vão além da terapia psíquica e medicamentosa. Foi com essa perspectiva, que na manhã de hoje (27) foi realizada para os usuários do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma ação em virtude do Janeiro Branco.
A campanha Janeiro Branco de 2023 faz um alerta para os cuidados com a saúde mental da população, com ênfase na prevenção de doenças decorrentes do estresse, incluindo transtornos mentais comuns, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico, que tem aumentado cada vez mais.
"Vamos fazer uma ação voltada para o usuário do CAPS, onde a gente possa vê-los além da deficiência mental e aqui hoje, poderemos avaliar o estado nutricional, medindo a pressão arterial, avaliação odontológica, na qual tendo a necessidade encaminharemos ao Centro Odontológico e também fizemos uma carteirinha para registrar todas essas informações para eles. Todo esse cuidado interfere direto ou indiretamente no equilíbrio necessário para a saúde mental", explicou a Secretária de Saúde, Kallianne Fernandes.
Seguindo o tema desse ano que é "A Vida pede equilíbrio" a Secretaria de Saúde disponibilizou aos pacientes vacinação, testagem rápida (HIV, hepatites B e C e sífilis), teste de glicemia, tipagem e fator RH, verificação de PA, dentistas, além de disponibilizar uma carteirinha com os registros dos exames realizados no dia. Estiveram também na ação, profissionais para verificar as medidas antropométricas, para calcular IMC e caso fosse necessário, encaminhar o paciente para o nutricionista.